Nampula (IKWELI) – Reunido na sua primeira sessão ordinária nesta quinta-feira (20), o Conselho Executivo Provincial de Nampula (CEP) aprovou o plano dos seus primeiros 100 dias de governação, o qual está avaliado em 336.523.000,00Mt (trezentos e trinta e seis milhões, quinhentos e vinte e três mil meticais).
William Tunzine, porta-voz do CEP de Nampula, explicou a imprensa que “este plano apresenta acções por realizar nestes primeiros 100 dias da governação, com o impacto directo na melhoria das condições de vida do nosso povo de Nampula” e “o plano comporta 72 acções de impacto imediato para a vida da população”.
Esta fonte anotou que “vamos trabalhar na área económica e na área social. A área económica comporta a área da agricultura, transporte e comunicações, obras públicas (melhoramento e reabilitação das vias de acesso danificadas pelos ciclones e não só). Na área social, vamos continuar a trabalhar na área da educação, na área da saúde, abastecimento da água potável, como também garantir a vida digna da nossa população”.
Tunzine explica que o plano é reconduzido. Na mesma sessão, segundo o porta-voz, “também falamos do ponto de situação dos projectos financiados pelas receitas provenientes da exploração mineira e petrolífera, portanto, estamos a falar dos 7.25%, vamos continuar com estas actividades. São actividades ligadas a obras públicas”.
O porta-voz do CEP de Nampula precisou que, em termos materiais, serão contratados 520 professores, construídas 23 salas de aula, como também serão terminadas obras de unidades sanitárias cujo orçamento foi aprovado e desembolsado.
Nesta primeira sessão, o CEP de Nampula aprovou a realização de sessões quinzenais, perfazendo o total de 22 sessões ordinárias em todo o ano, as quais versarão sobre 112 temas provenientes das direcções provinciais.
Igualmente, foi aprovado o calendário de visita do governador aos distritos, as quais vão começar no mês de maio e terão maior incidência nos postos administrativos e localidades, no sentido de garantir maior aproximação com a população. (Nelsa Momade)