Maputo (IKWELI) – A província de Nampula, a mais populosa do país, vai ter um centro de excelência de controlo da malária e pestes a ser construído, em breve, na localidade de Topuito, no distrito de Larde.
Na segunda-feira (17) da corrente semana, o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, testemunhou a assinatura de um memorando de entendimento entre a FUMILAR e a Moz Parks para a efectivação desta iniciativa.
A malária tem sido uma das principais causadas de internamentos e procura pelos serviços de saúde na província de Nampula.
Nelson Nkini, director executivo da FUMILAR, explicou que a iniciativa “é um projecto transformador para a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da província de Nampula” e conta com o apoio do Fundo Catalítico, através do projecto Connecta Negócios, e a parceria da Kenmare e Moz Parks.
“Este centro de excelência não será apenas um centro de investigação científica, mas também um polo de inovação e colaboração.”, precisou a fonte, ressaltando que “temos a oportunidade de desenvolver soluções mais eficazes no combate à malária e outras doenças transmitidas por vetores, e também de estudar e implementar novas formas de controle de pestes que ameaçam a saúde, a agricultura e a qualidade de vida em nossas comunidades”.
O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, garantiu apoio total a iniciativa, no sentido de que a mesma seja implementada dentro do cronograma, assim como possa contribuir para a prevenção e combate à malária na província.
“Do nosso lado, como governo da província de Nampula, tem total apoio, sem muita formalidade e dentro da legalidade e transparência,” prometeu o governante, que não escondeu a sua satisfação em relação ao projecto. (Redação)