Nampula (IKWELI) – Os jornalistas da cidade de Nampula, na região norte de Moçambique, lamentam a morte do jornalista e correspondente da TV Sucesso, Leonardo Gimo, ocorrido no último sábado (15) deste mês, vítima de doença.
Leonardo Gimo faleceu no Hospital Central de Maputo, onde se encontrava em tratamento médico nos últimos dias.
De acordo com os jornalistas entrevistados pelo Ikweli, Leonardo Gimo deu um importante contributo para o bem-estar do povo moçambicano, deixando marcas indeléveis na comunicação e tornando-se um exemplo a ser seguido.
“Ele foi um grande homem e jornalista, com uma carreira deslumbrante. Passou por vários órgãos de comunicação social, como a Rádio e Televisão Gémea, TV Miramar, Top TV Moçambique e, atualmente, estava na TV Sucesso”, explicou Júlio Assane, jornalista colaborador em Nampula da TV Limpopo.
Assane recorda-se que “foi um membro assíduo da redação única criada pelos jornalistas de órgãos de comunicação independentes. Foi com ele que vivemos momentos marcantes e inesquecíveis. De forma resumida, ele foi um jornalista empenhado, que lutava pela causa da população, com sol ou chuva. Estava sempre no terreno para trazer à tona os acontecimentos de relevância na província de Nampula. Por isso, estamos de luto.”
Segundo Cortez Somulha, colaborador da FTV em Nampula, a morte do jornalista Gimo é uma dor que afecta especialmente os jornalistas da região norte do país. “No entanto, seus ensinamentos continuarão a marcar a actual geração como exemplo”.
Para Saíde Sandar, jornalista em exercício em Nampula, a perda do jornalista Leonardo Gimo é lamentável e deixa um grande vazio. “Ele trabalhou incansavelmente para garantir a comunicação de sobre os dilemas da população. Deixa um legado muito importante. Mesmo com dificuldades, ele demonstrava amplo conhecimento sobre os assuntos noticiosos. Em situações em que deveria repousar, continuava a trabalhar. Só quem pensa dessa forma é um verdadeiro guerreiro, lutando por uma causa. Além disso, Gimo sempre fez as coisas para ajudar seus colegas. Descrever essa figura não é fácil.”
Enquanto isso, Ivo Oliveira e Nórico Arlindo compartilham o mesmo sentimento e afirmam que a dedicação do jornalista Gimo foi notável, deixando um grande legado para os profissionais da comunicação social que actuam na província de Nampula.
Ainda não é conhecida a data do enterro do jornalista Leonardo Gimo.
O Sindicato Nacional de Jornalistas, o Conselho Executivo Provincial, o conselho municipal da cidade de Nampula são outras instituições que se juntaram as mensagens de solidariedade e condolências à família do Leonardo Gimo. (Nelsa Momade)