Nampula (IKWELI) – 48 após a suspensão das emissões das rádios Encontro, Haq e Vida na cidade de Nampula, por ordens do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), as estações voltaram a transmitir, mas desta vez com frequência mais reduzidas.
A suspensão das actividades destas três estações de rádio, segundo um documento na altura do INCM, tinha sido motivada por interferência na navegação aeronáutica, entre a torre de controlo do aeroporto de Nampula e as aeronaves.
Esta medida foi, drasticamente, politizada, baseando-se em pronunciamentos recentes do arcebispo de Nampula, dom Inácio Saure, sobre a governação e o estado espiritual do país.
“Da reunião que tivemos com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, chegamos a conclusão que a rádio pode ser reativada, mas reduziu-se a sua potência, no sentido de se resolver o problema que tinha que ver com a interferência que estava causando a nível do sistema de aeronaves e em função disso, ainda temos alguns traços que temos que deixar as claras, sobre os passos subsequentes para que a rádio continue a funcionar de forma normal, como a colocação de filtros, e como a questão virada de outras ferramentas que são necessárias,” disse o padre Serafim João, director adjunto da Rádio Encontro.
A fonte mostrou-se satisfeita perante a imprensa, pelo trabalho feito pelo INCM, mas também reconhece o erro. “O encontro foi feliz, porque de facto o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, demonstrou que existe uma interferência da rádio no sistema de aeronaves que também envolve outras rádios, incluindo a Rádio Moçambique que antes não estava no assunto,” disse a fonte, acrescentando que “me sinto feliz, porque o que nós queremos é a liberdade de imprensa, porque a rádio comunitária continua ainda a defender a causa do povo”. (Virgínia Emília)