Nampula (IKWELI) – Falta apenas um dia para o término do período de submissão das candidaturas para a presidência do Sporting de Nampula, para o próximo quadriénio, mas nenhum concorrente conseguiu oficializar sua pretensão em ocupar o cargo que será deixada por Mussito Júnior.
As candidaturas para a eleição do novo corpo directivo do Sporting de Nampula foram tornadas públicas desde o ano passado, em cumprimento das normas que regem aquela colectividade, e o prazo foi fixado para o próximo dia 15 do mês em curso, abrindo equívocos sobre como será a próxima gestão dos chamados reis do norte.
Jorge Uetela, Presidente da Mesa da Assembleia do Sporting de Nampula, disse esta quarta-feira (12) que no seu gabinete nenhuma candidatura deu entrada, mas avançou que várias são as pessoas que mostraram interesse, embora de maneira não formal, de sucederem Mussito Júnior na condução dos destinos dos antigos Namutequeliua.
“Esse anúncio nós pusemos ao ar nos órgãos de comunicação social, desde o ano passado porque sabíamos de antemão que o mandato da actual direcção termina, então nós em função da instabilidade social do país, mudança do governo, por isso nós colocamos para o dia 22. Neste mesmo comunicado nós pedimos a todos sócios efectivos que têm esse direito de se candidatar, votar e ser votado, que apresentasse suas candidaturas até no dia 15”, recordou a imprensa, Jorge Uetela, Presidente da Mesa da Assembleia do Sporting de Nampula.
“Como não é a primeira vez, vamos esperar e, se até no dia 15 não aparecer vamos prorrogar porque a Assembleia está marcada para o dia 22. Não é a primeira vez que nós prorrogamos, para ver se exibimos um pouco de democracia, abertura, para quem quiser dirigir os destinos do clube”, disse preocupado, Jorge Uetela.
“Ainda não temos nenhuma candidatura, mas tenho muitas promessas de pessoas que vieram pedir conselhos sobre o que devem trazer. São jovens que se candidatam, e a direcção cessante, pelo menos, Mussito já disse que não vai se recandidatar-se. Como, normalmente as pessoas têm antecipadamente se sentido derrotados quando se fala de Mussito, porque tem seus projectos, já mostrou que é bom a dirigir o clube, é sportinguista. Se calhar há-de aparecer uma chuva de candidatos, esperamos que qualquer pessoa que está dentro dos seus direitos como sócio, vamos ver”, reforçou.
A não submissão das candidaturas, pode estar associado com o suposto mau clima que se instalou no clube, pois existe um grupo de sócios e simpatizante da agremiação que programou uma outra assembleia electiva.
Para Uetela, realizar uma assembleia paralela é perder tempo, pois existe no clube órgãos competentes para convocar uma assembleia, para fazer valer os estatutos da colectividade. Aliás, Uetela recordou que nos estatutos existe cláusula que permite que os sócios solicitem a realização da magna reunião, o que não aconteceu com o grupo referido.
“Não é assembleia paralela, é um grupo. Para quem acompanha o clube até ao estado em que está hoje, esse grupo sempre apareceu, é um grupo e nós seguimos os estatutos do clube”, entende Jorge Uetela.
Mussito Júnior assumiu a liderança do Sporting de Nampula desde 2017. Durante o período em que esteve a frente dos destinos do clube, destaca-se uma qualificação ao campeonato nacional de futebol (Moçambola), para além de ter qualificado a equipa para a poule regional norte de apuramento ao Moçambola. Na época passada, o Sporting foi finalista vencido da poule, derrota que beneficiou ao Ferroviário de Nacala de regressar aos maiores palcos do futebol moçambicano. Falando à imprensa, reiterou que não vai recandidatar-se para o terceiro mandato. (Constantino Henriques)