Namicopo: População disposta a combater marginalidade

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula, dizem-se revoltados com o comportamento de indivíduos desconhecidos que têm vindo a vandalizar equipamentos da empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM) naquela circunscrição.

A decisão foi partilhada por alguns jovens daquele ponto, que entendem que as pessoas que vandalizam os equipamentos da EDM não são residentes de Namicopo, dai que a promessa daquele grupo é a vigilância, com vista a manter a segurança dos equipamentos eléctricos, pois entendem que o seu uso beneficia a todos. 

“Quando iniciou esse assunto, escutamos uma explosão lá encima, dai tudo ficou escuro, mas aqui no nosso bairro é a primeira vez que isso acontece, mas estamos tristes como residentes deste bairro, porque respeitamos a energia. Quem fez isso não conhecemos, mas neste momento eu vejo que não é bom, porque essas pessoas estão a nos prejudicar e essas pessoas que roubam fios e outros materiais da EDM, tarde ou cedo vamos apanhar,” disse Sumaila Hassane, morador local.

Fátima Abudo, também não ficou de fora, lamentou a situação por entender que o saque dos equipamentos elétricos afecta negativamente nos negócios da população. “Estamos há três dias sem corrente eléctrica, estamos a sofrer muito, até não sei bem o que teria acontecido, mas foi no domingo de manhã que desapareceu energia até hoje. Sobre o roubo do material da EDM, já ouvi aqui mesmo no bairro, mas não sei dizer bem como aconteceu, o sofrimento sempre é connosco que não sabemos por qual motivo os ladrões roubam esses materiais, por exemplo, nossos peixes no congelador já estão podres e essa situação aqui no nosso bairro não é a primeira vez que acontece. Tem dias que ouvimos que o PT explodiu, ficamos todo dia sem energia porque pessoas mexem esses fios, não sei o que procuram, mas depois costumam vir técnicos da EDM para arranjar e fica tudo bem, mas desta vez estamos acima de três dias”.

Outro morador que preferiu anonimato, disse que “o dia em que isso aconteceu, no princípio a energia tinha desparecido no geral, mas depois quando apareceu, aqui em Namicopo ficamos sem energia, sobretudo nessa via a caminho do centro de saúde de Namiepe. Quando amanheceu, veio uma equipa da EDM e viram que o material tinha sido roubado, alguns disjuntores, não sei bem os nomes dos equipamentos foram roubados. Eu como jovem sei a importada da energia e acho que a pessoa que removeu entende muito bem de energia eléctrica”. 

A situação acontece numa altura em que na manhã desta quinta-feira (13) o director da Área de serviço ao Cliente de Nampula, Cristiano Neves, partilhou uma informação dando conta que os larápios visitaram repetidamente o bairro de Namicopo e vandalizaram novamente os equipamentos da Eletricidade de Moçambique (EDM). (Malito João)

Hot this week

Nampula vai instalar um sistema de vigilância da febre tifoide

Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de...

Bancada do MDM na AR advoga que Nampula deve receber maior bolo no orçamento para reconstrução pós-ciclones

Nampula (IKWELI) – Deputados da bancada do partido Movimento...

Nampula discute técnicas de combate a corrupção envolvendo magistrados

 Nampula (IKWELI) – A Procuradoria Provincial de Nampula, região...

Nampula: consumidores agastados com viciação de balanças nos mercados

Nampula (IKWELI) – Os consumidores da capital do norte,...

No âmbito de 100 de governação: HCN efectua cirurgia de catarata a 80 pacientes

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img