EDM perde 3 milhões de meticais em menos de 24h em Namicopo

Nampula (IKWELI) – A empresa Electricidade de Moçambique (EDM), na área operacional de Nampula, registou em menos de 24 horas uma perda de cerca de 3 milhões de meticais resultantes da vandalização de equipamentos eléctricos e postes de transformação de energia no bairro de Namicopo.

A situação prejudicou mais de 500 consumidores, que olham com preocupação a situação.

O director da Área de Serviço ao Cliente de Nampula, Cristiano Neves, fez saber que a recorrente vandalização de equipamentos elétricos tem influenciado negativamente na qualidade da corrente elétrica naquele ponto da província.

“Essa vandalização é um dos problemas que temos enfrentado nos últimos três meses e acontece de forma recorrente, este é o terceiro ponto no mesmo bairro de Namicopo,” disse a fonte, explicando que “estamos a falar do prejuízo de reposição, mas também temos prejuízos subsequentes que é a falta da corrente elétrica para a população que são os nossos clientes”.

Falando da qualidade da corrente elétrica nos diversos bairros da cidade de Nampula, Cristiano Neves assegurou que “um dos grandes factores é esse que estamos a vivenciar aqui no terreno, a infra-estrutura está sendo vandalizada, também estamos no período chuvoso em que o nível de intervenção nossa está sendo sim, mas a capacidade de resposta àquilo que são as descargas atmosféricas, que são as chuvas, acaba reduzindo o esforço, mas em pouco tempo conseguimos fazer as nossas intervenções, embora não de forma efectiva em 100%, porque existem alguns bairros que ainda estão na situação de reposição de sistema e como sabem há bem pouco tempo fomos assolados pelo ciclones Chido e Dikeledi que praticamente deixaram tudo abaixo”.

Neves explicou, ainda, que a EDM está a levar a cabo uma série de campanhas de sensibilização às comunidades de forma a desencorajar a vandalização dos seus equipamentos e infra-estruturas elétricas. (Malito João)

Hot this week

UniRovuma defende alfabetização de adultos como caminho para uma cidadania mais inclusiva

Nampula (IKWELI) – A alfabetização de adultos deve deixar...

Em futebol 11 masculinos: Nampula é campeã dos jogos desportivos escolares 2026

Inhambane (IKWELI) – A província de Nampula sagrou-se, no sábado...

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

Topics

UniRovuma defende alfabetização de adultos como caminho para uma cidadania mais inclusiva

Nampula (IKWELI) – A alfabetização de adultos deve deixar...

Em futebol 11 masculinos: Nampula é campeã dos jogos desportivos escolares 2026

Inhambane (IKWELI) – A província de Nampula sagrou-se, no sábado...

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...