Nampula (IKWELI) – Pelo menos 3 cooperativas dos distritos de Mogovolas e Moma receberam, nesta sexta-feira (7), apoio técnico e financeiro da Associação Moçambicana de Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM).
Trata-se das cooperativas mineiras de Muva (Mogovolas) e Jagoma e Mavuco (Moma).
De acordo com Natalino Barnete, coordenador regional norte da AMPCM, o fortalecimento daquelas cooperativas é uma actividade contínua, de forma a dotá-las de capacidade técnica e financeira pra levar a cabo as suas actividades, como também a operar mudanças financeiras e económicas nas suas comunidades.
Esta iniciativa insere-se num projecto maior, avaliado em 800 mil euros, que é implementado nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.
Cada umas das cooperativas recebeu 143.619,00Mt (cento e quarenta e três mil, seiscentos e dezanove meticais).
Barnete disse que as práticas anteriores destas cooperativas não eram sustentáveis para o negócio, por isso o investimento da agremiação que dirige na capacitação técnica e financeira das mesmas, pois “entendemos que os preços praticados para os produtos mineiros que eles exploram não são sustentáveis”.
“O trabalho que estamos a levar a cabo é no sentido capacitar as cooperativas mineiras sobre como trabalhar em cooperativismo, entender como é a cadeia de valores dos minérios que eles exploram e como fazer uma ligação com o mercado que pode pagar bem, porque muitas das vezes aquilo que encontramos eles extraem e vendem sem uma organização”. (Virgínia Emília)