Nampula (IKWELI) – Arranca nesta sexta-feira (31) o ano lectivo 2025 e, na província de Nampula, segundo o governador Eduardo Mariamo Abdula, o início poderá não ser em simultâneo em todas as escolas, tendo em conta a destruição de algumas infra-estruturas por conta do ciclone Dikeledi.
Nesta semana, Abdula visitou alguns estabelecimentos de ensino público nos distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique e, do que viu, tirou essa conclusão, mas garantiu que há esforços em curso para que crianças não fiquem sem estudar.
“Temos livros escolares destruídos. Vamos tentar fazer o levantamento para ver o que temos, o que não temos, e tentar repor. O arranque das aulas na sexta-feira não será igual em todos os distritos, porque em alguns locais não teremos salas de aula disponíveis para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma normal. No entanto, faremos o possível e acredito que, em pouco tempo, conseguiremos resolver os problemas, mesmo que seja de forma gradual.”, concluiu.
Neste ano, na província de Nampula, as cerimónias de lançamento do ano lectivo terão lugar no distrito de Mecubúri, sendo orientadas pelo respectivo governador, sobe o lema “Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”. (Malito João)