Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, empossou nesta segunda-feira (27) os 5 directores provinciais por si nomeados no último fim-se-semana, oferecendo-os discursos do Presidente da República (PR), assim como o da sua apresentação pública, para servirem de guia e entendimento da missão para a qual lhes foi confiada.
Trata-se dos director provinciais do Plano e Finanças, Domingos Simone Nacohi, da Saúde, Selma Xavier, da Agricultura e Pescas, Manuel Chicamisse, das Obras Públicas, Faquira Massalo e da Indústria e Comércio, Jeremias Muapaz. E já no princípio da manhã tomou posse o director do gabinete do governador, Calquer Nuno de Albuquerque.
“Eu vou pedir ao protocolo para entregar um kit que eu mantei preparar, que é muito específico para os directores que acabei de empossar. É um kit composto pelos discursos de S. Excia o Presidente da República. Esse kit deve ser o vosso guião, deve andar convosco, até na mesa de cabeceira,” disse o governador, recordando que “eu não empossei arqueólogos, acabamos de empossar quadros competentes. Não vamos aplicar a regra da arqueologia dentro das vossas direcções. Temos só 5 anos e isso passa rápido, então vamos trabalhar, não vamos lá para procurar o que aconteceu no passado. Vamos buscar os erros do passado para melhorarmos agora e vamos buscar das grandes e muitas virtudes que os antigos directores, o anterior governo fez para darmos proactividade a este trabalho”.
Na mesma ocasião, o governador passou em revista as atribuições e as expectativas para com os empossados.
“Todos os que aceitaram o nosso desafio são quadros de reconhecida capacidade e competências que não medirão esforços para contribuir para o desenvolvimento da nossa província”, anotou, rematando que “na verdade, V.Excias assumem as responsabilidades no início de uma nova era com grandes desafios e responsabilidades. O exercício das vossas funções vai decorrer num período em que se torna imprescindível imprimir dinâmicas tendo em conta a situação actual em que vivemos de grandes convulsões sociais”.
Para o governador Abdula, “o tempo é de grandes exigências e requere de nós um elevado sentido de responsabilidade”, por isso, como dirigentes, “vamos exigir que pautem pelo princípio da legalidade, da transparência, da equidade e da imparcialidade, bem como do combate a corrupção, fazendo jus ao nosso compromisso”.
Aliás, o governante afirmou que o director do gabinete assume a responsabilidade numa nova era com grandes desafios a destacar “servir de forma abnegada para alcançar os objetivos desta governação, implementar as mudanças que impactam no desempenho para o bem servir, trabalhar incansavelmente para garantir que a máquina pública funcione com eficiência, transparência e compromisso, garantir a motivação dos funcionários públicos e a preocupação com meios adequados para desempenhar o seu trabalho de forma justa e eficaz com zelo e brito profissional”.
De forma especifica, aos directores provinciais, Abdula anotou que “o director do Plano e Finanças deve garantir que os nossos recursos sejam usados de forma eficiente, que nossos investimentos sejam sustentáveis e que estejamos sempre alinhados com a nossa missão e visão, que trabalhe incansavelmente para oferecer transparência, optimização de processos e resultados que não apenas garantam a estabilidade financeira, mas também permitam que a província cresça em esperança e prosperidade. O sector de Saúde é desafiante, mas também uma oportunidade única de impactar positivamente na vida da população, como directora da saúde tem o compromisso de melhorar continuamente os serviços com inclusão, com justiça e com humanização no atendimento. Ao director provincial da Agricultura e Pescas, o seu compromisso é trabalhar incansavelmente para melhorar as condições de todos aqueles que dependem da terra, do campo e dos recursos naturais, para responder os desafios do sector como as mudanças climáticas, segurança alimentar e nutricional, deve apostar na modernização de técnicas agrícolas e pesqueiras para o aumento da produção de forma eficiente e sustentável. Ao sector da Obras Públicas, gostaria de frisar que a infra-estrutura é o coração de qualquer nação, as obras públicas são as que nos conectam, estradas, ponte, hospitais, escolas, sistemas de transporte e abastecimento de água são muito mais do que estruturas físicas, elas são as artérias por onde circula o bem-estar do nosso povo e garante o acesso aos serviços básicos e a sua qualidade de vida. Neste momento de transição, o caminho que trilharemos está repleto de desafios, mas também de grandes oportunidades. Com a mudança do cenário económico global, a indústria e comércio são vistos como pilares essenciais da nossa economia, precisam, não só de se adaptar, mas também inovar. O sector industrial e comercial é a espinha dorsal do crescimento de qualquer economia e é nosso dever garantir que as nossas empresas sejam elas de pequena, média ou grande porte tenham o apoio necessário para prosperar, inovar, gerar emprego de qualidade para a nossa população”.
Os empossados têm já em vista o que lhes espera, por isso mesmo garantem proactividade e o director do gabinete diz que vai “procurar trabalhar tentando olhar um pouco os sinais destes tempos, obedecendo o discurso da tomada de posse de sua excelência Presidente da República de Moçambique, porque traz muitas recomendações, fora disso, o discurso de empossamento dos governadores provinciais e das orientações também de sua excelência governador para que eu possa exercer essas funções de modo a permitir que tenhamos funcionários e o povo satisfeito seguindo as normas da administração pública”.
“É preciso garantirmos a segurança alimentar e nutricional das nossas populações, tanto na área de produção agrícola, pecuária e pesqueira, mas para além disso temos a missão que é de eliminar as bolsas de fome que possam existir na província, tendo em conta que a época de chuvas é curta e, também, há uma incapacidade de retenção das águas das chuvas que podem servir para a irrigação dos campos”, referiu Manuel Chicamisse, director provincial da Agricultura e Pescas, enfatizando que “para nós impactarmos na produção agrícola, devemos modernizar o sistema de produção, tanto no comércio, porque também é preciso garantir que essa população, para além da garantia da segurança alimentar e nutricional tenha também uma diversidade dietética na sua alimentação para eles efectivamente terem melhor saúde. É preciso garantir a renda familiar que venha da agricultura que é a base da produção da comunidade rural”.
Já o director provincial das Obras Públicas, Faquira Massalo, anotou na ocasião que tem a missão clara para empreender esforços para o “melhoramento do sistema de água e saneamento”, pois “temos visto o problema de abastecimento de águas nos nossos distritos”, como também “o nosso foco é o melhoramento das infra-estruturas e garantir que as obras públicas sejam de facto o coração do crescimento. Vamos trabalhar para a melhoria da qualidade das nossas obras, de forma a que sejam resilientes as mudanças climáticas. Criar robustez e solidez das infra-estruturas públicas”.
Conhecedora do sector, a directora provincial da Saúde, Selma Xavier, anotou como desafios a “malnutrição, mortalidade materna e alguns outros problemas que assolam a província”, por isso “seguindo as orientações de S. Excia governador e os discursos que têm vindo a ser feitos por S. Excia o Presidente da República vamos cumprir as orientações para cumprir o lema deste sector que é Nosso Maior Valor é a Vida”.
“Neste quinquénio queremos trabalhar com a comunidades para juntos encontrarmos soluções dos problemas que apoquentam as nossas comunidades. Vamos revitalizar os comités de co-gestão, humanização e comités de saúde que é para estamos alinhados”, garantiu. (Malito João e Redação)