Margarida Talapa é o novo rosto da Casa do Povo

Maputo (IKWELI) – Margarida Adamugi Talapa é a nova presidente da Assembleia da República, na X legislatura que arrancou nesta segunda-feira (13).

Talapa teve um total de 169 votos, correspondente a 87.5%, contra 37 votos de Francisco Jone, do partido PODEMOS, correspondentes a 15% e 7 votos que correspondem a 3.3% de Carlos Tembe, também do PODEMOS.

Portanto, Talapa sucede a Esperança Bias, que presidiu o órgão desde 2020.

“Agradecer pela confiança que todos Moçambicanos depositaram em nós para dirigir essa magna casa do povo”, disse Margarida Talapa, em seu discurso inaugural.

Ainda na sua intervenção, Talapa disse que “tenho consciência de estar a assumir a presidência da Assembleia da República num momento particularmente desafiante em que o povo unido do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico e na diáspora espera dessa casa outras formas de pensar e fazer, para termos e mostrarmos resultados diferentes e com urgência”. 

Talapa disse ainda que fará o que está ao seu alcance para que a AR responda aos anseios do povo. “Nesse momento solene, posso garantir que tudo faremos para que a Assembleia da República continue digna representante de todos os moçambicanos que se devem orgulhar de serem filhos iguais nessa pátria de heróis, nos deveres e direitos, independentemente da cor, raça, sexo, origem étnica, lugar de nascimento religião, posição social, entre outros”.

De referir que Margarida Tapada foi ministra moçambicana do Trabalho e Segurança Social, durante o governo de Filipe Nyusi, entre os anos 2020 e 2025. (Antónia Mazive)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img