Margarida Talapa é o novo rosto da Casa do Povo

Maputo (IKWELI) – Margarida Adamugi Talapa é a nova presidente da Assembleia da República, na X legislatura que arrancou nesta segunda-feira (13).

Talapa teve um total de 169 votos, correspondente a 87.5%, contra 37 votos de Francisco Jone, do partido PODEMOS, correspondentes a 15% e 7 votos que correspondem a 3.3% de Carlos Tembe, também do PODEMOS.

Portanto, Talapa sucede a Esperança Bias, que presidiu o órgão desde 2020.

“Agradecer pela confiança que todos Moçambicanos depositaram em nós para dirigir essa magna casa do povo”, disse Margarida Talapa, em seu discurso inaugural.

Ainda na sua intervenção, Talapa disse que “tenho consciência de estar a assumir a presidência da Assembleia da República num momento particularmente desafiante em que o povo unido do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico e na diáspora espera dessa casa outras formas de pensar e fazer, para termos e mostrarmos resultados diferentes e com urgência”. 

Talapa disse ainda que fará o que está ao seu alcance para que a AR responda aos anseios do povo. “Nesse momento solene, posso garantir que tudo faremos para que a Assembleia da República continue digna representante de todos os moçambicanos que se devem orgulhar de serem filhos iguais nessa pátria de heróis, nos deveres e direitos, independentemente da cor, raça, sexo, origem étnica, lugar de nascimento religião, posição social, entre outros”.

De referir que Margarida Tapada foi ministra moçambicana do Trabalho e Segurança Social, durante o governo de Filipe Nyusi, entre os anos 2020 e 2025. (Antónia Mazive)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img