Nampula (IKWELI) – Os distritos costeiros das províncias de Nampula e Zambézia poderão sofrer cheias nas próximas 48h em consequência da ocorrencia da tempestade tropical severa “Dikeledi” que já se encontra no Canal de Moçambique, esperando-se que entre para a zona continental nesta segunda-feira (13).
Um comunicado da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos esclarece que, igualmente, espera-se “o aumento do nível do caudal dos rios Mecubúri, Monapo, Meluli, Ligonha, Melela, Molócuè, Raraga e bacias costeiras das províncias de Nampula e Zambézia “.
“Assim, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê risco moderado de ocorrência de cheias nos distritos costeiros das províncias de Nampula e Zambézia, com impacto sobre a rede rodoviária e em áreas agrícolas”, refere o comunicado.
Os apelos do governo são no sentido de “evitar a travessia do leito dos rios em referência, evitar circular em zonas de risco de cheias e acompanhar as informações meteorológicas”.
Os distritos costeiros de Nampula, incluindo a capital provincial, já registam a ocorrência de chuvas desde a tarde deste domingo (12). (Redação)