Nampula (IKWELI) – A drástica fase de manifestações de repúdio de resultados eleitorais catalogada por Turbo V8 concorreu no abandono de funcionários públicos dos postos administrativos de Namapa e Alua, no distrito Eráti, província de Nampula, dos seus postos e locais de trabalho.
Dos profissionais que fugiram do distrito, mencionam-se enfermeiros, polícias e até o administrador do distrito de Eráti que de momento encontra-se em parte incerta.
Um residente de Namapa confirmou este facto ao Ikweli, referindo que durante as manifestações violentas que decorreram no final de 2024, foi possível registar a morte de, pelo menos, seis (6) agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), incluindo o chefe das operações, vítima de agressão física em Namapa.
Esta fonte revelou, ainda, que a situação agravou-se quando os agentes da PRM balearam mortalmente um civil e dezenas de manifestantes, durante as manifestações.
“O distrito de Eráti está bem danificado, em particular o próprio posto administrativo de Alua, onde eu nasci, não há governo. Alua foi o primeiro a ser vandalizado”, disse, a nossa fonte, que confirma a vandalização, também, de bens de privados, incluindo uma agência bancária.
A nossa fonte acrescentou que no momento “a situação está normal, assim jovens estão à espera do dia 15 para ver o que vai se falar. Em Namapa não têm nem enfermeiro, nem polícia, todos esses fugiram, mas o movimento já está a retornar normalmente, os carros já estão a circular”.
Por sua vez, o administrador do distrito de Eráti, Manuel Manussa, que preferiu omitir sua localização, disse que “na verdade eu posso confirmar que ocorreu sim, assim estamos a tentar fazer levantamento das infra-estruturas que foram vandalizadas, embora estamos a ser caçados por manifestantes, mas estamos lá a trabalhar para fazer os levantamentos daquilo que se precisa, então a população ainda está lá e as actividades agrícolas já estão a iniciar, embora haja destruição de bens, todos nós somos vítimas directa ou indirectamente”, contou. (Virgínia Emília)