Macomia (IKWELI) – A população da vila de Macomia acusa militares das Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas de estarem a assaltar, agredir e matar comerciantes locais que têm ido ao posto administrativo de Mucojo comprar peixe.
Um correspondente do Ikweli em Macomia confirmou que na última segunda-feira (6), pelo menos, um cidadão que em vida respondia pelo nome de Dremane Andinane foi morto na aldeia Cherico, também conhecida por antena ou então pedreira [local onde era retirada pedra para a fábrica de cimentos localizada em Mieze], e o seu dinheiro, na ordem dos 210.000,00Mt (duzentos e dez mil meticais) ficou com os militares.
“Estes militares que estão a fazer essas coisas estão na estrada que vai da vila de Macomia ao posto administrativo de Mucojo, ali na antena”, anota uma das nossas fontes em Macomia, que explica que “também, na segunda-feira agrediram brutalmente um senhor que ia a Mucojo comprar peixe. Este senhor estava com a mulher e o filho. Eles [os militares] ficaram com os 95.000,00Mt (noventa e cinco mil meticais) que ele tinha”.
Igualmente, ficamos a saber das nossas fontes que “eles levaram ele para o quartel, bateram nele que nem os braços conseguia mexer. Chegou aqui na vila [depois de a família ir reivindicar] na terça-feira (7) e foi levado de ambulância para Pemba, porque está muito mal”. (Redação)