Nampula (IKWELI) – Os fiéis da paróquia de São Pedro na comunidade sede de Napipine, nos arredores da cidade de Nampula, não escaparam, durante a vigília do Natal, de uma “toma” de gás lacrimogénio distribuído por forças especiais da Polícia da República de Moçambique durante a noite do dia 24.
Segundo apurou o Ikweli, na tentativa de dispersar manifestantes que saqueavam produtos nas mercearias em volta da paroquia, a polícia começou a disparar gás lacrimogénio por tudo que é canto da zona, o que fez com que os crentes entrassem em fuga.
A paroquia de São Pedro foi uma das poucas que decidiu seguir com o ritual do nascimento de Jesus Cristo, pois, a maioria decidiu encerrar as portas por temer insegurança.
Na sua homilia, o padre Abel Baptista Sicanso, pároco da paróquia de São Pedro de Napipine reconheceu que a situação do país está péssima, daí que o sacerdote pediu oração do povo de Deus.
“Temos muitos motivos para dar graças ao senhor nosso Deus, porque apesar da situação actual que o país enfrenta motivado pelas manifestações e o ciclone Chido, nós conseguimos celebrar o Natal do senhor a pensar de todas turbulências e neste momento é hora de orar sem cessar, porque, de uma vez por toda, temos que entender que as coisas não estão boas para nós e para o nosso país, Moçambique, e vamos rezar para os nossos irmãos de vários pontos do país vítimas dessas intempéries e manifestações”, concluiu o clérigo. (Malito João)