HCN tem medicamentos suficientes, mas não tem sangue para a quadra festiva

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária do norte de Moçambique, chamou a imprensa para comunicar a população que dispõe de medicamentos vitais essenciais para a quadra festiva, mas não dispõe de unidades de sangue suficientes para o mesmo período.

O Dr. Anselmo Vilanculo, director clínico do HCN, é a fonte que confirmou este dado a imprensa, referindo que, a nível técnico, estão constituídas equipas para fazer face prováveis demandas.
“O hospital está preparado para esta quadra festiva, em termos dos insumos adequados para esse período”, disse, referindo “apesar de estarmos preparados, como todos sabemos, o país está sendo assolado por uma situação que não é muito boa, essa situação interferiu de alguma maneira naquilo que é o nosso trabalho. Nós, normalmente, começamos desde o mês de outubro a tentar preparar um estoque social suficiente de sangue para podermos enfrentar a quadra festiva, infelizmente porque muitas campanhas foram canceladas, porque não havia condições para poderem ser realizadas, seja porque as equipes não conseguiam deslocar-se até os locais, seja porque mesmo estando presentes não havia afluência do para poder fazer a doação. Portanto, nosso estoque de sangue não está neste momento como gostaríamos, o que dificulta o enfrentamento dessa situação”, elaborou Vilanculo explicando que o HCN poderia estar, ainda, em melhores condições caso o país não estivesse a registar manifestações.

Essa fonte disse, ainda, que “houve momentos em que nossas equipes, durante o período, tiveram dificuldades para aceder as unidades sanitárias, tal como os próprios doentes. A prontidão existe, entretanto, pode ser condicionada, de acordo com a evolução da situação do país. Se nós tivermos, depois do dia 23, situação similar que nós tivemos, provavelmente poderemos ter alguns problemas com as equipes, pois são pessoas que também vivem nas comunidades, necessitam de transporte público, são pessoas e são vulneráveis como qualquer outro cidadão e quando existem limitações de circulação o pessoal de saúde não escapa, apesar de como hospital nós criamos condições no sentido de colocar um meio de transporte que está devidamente identificado para fazer a recolha dos colegas”.
Outra preocupação do HCN tem a ver com acesso à água da rede pública, um serviço prestado pela empresa Águas da região Norte (AdRN) e esta entidade já avisou que não conseguir suprir todas as necessidades. (Virgínia Emília)

Hot this week

Esposa do Governador de Nampula solidária com  2 famílias que tiveram bebês trigémeos

Nampula (IKWELI) - O Gabinete da Esposa do Governador...

Eráti: 200 famílias de Jacokho “ganham” kits de insumos agrícolas

Nampula (IKWELI) - Pelo menos 200 famílias da comunidade...

Chapo inaugura amanha fábrica de grafite em Nipepe num investimento de cerca de 200 milhões de dólares 

Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Chapo, procede...

EUA e UA lançam Grupo de Trabalho de investimento Estratégico

Adis Abeba (IKWELI) – O Subsecretário de Estado Christopher...

Topics

Eráti: 200 famílias de Jacokho “ganham” kits de insumos agrícolas

Nampula (IKWELI) - Pelo menos 200 famílias da comunidade...

EUA e UA lançam Grupo de Trabalho de investimento Estratégico

Adis Abeba (IKWELI) – O Subsecretário de Estado Christopher...

BM reduz taxa MIMO para 9,25% e sinaliza fim do ciclo de cortes

Maputo (IKWELI) – O Banco de Moçambique (BM) anunciou...

Muecate ficou momentaneamente “desligado” do resto de Nampula

Nampula (IKWELI) – O distrito de Muecate ficou, momentaneamente,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img