Nampula (IKWELI) – Um ataque violento e calculado contra a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) abalou o distrito de Mogovolas no passado 28 de Novembro do ano em curso, colocando em risco vidas e esforços para conter a epidemia de cólera na região.
Rosa Chaúque, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, informou que um grupo de indivíduos não identificados invadiu residências de membros da MSF, armados com bombas caseiras e instrumentos contundentes. “Os criminosos amarraram os guardas, incendiaram uma viatura, uma motorizada, e roubaram um telemóvel da organização”, revelou Chaúque.
O ataque, de natureza brutal, teria sido motivado por suspeitas infundadas de que a MSF estaria distribuindo medicamentos que provocam a doença da cólera, de acordo com informações dos próprios agressores. “Estamos a realizar diligências para localizar e neutralizar os autores deste acto criminoso, apelamos à população para denunciar qualquer movimentação suspeita”, afirmou Chaúque durante uma colectiva de imprensa. (Ruth Lemax)