Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária do norte de Moçambique, confirma a entrada de 3 corpos sem vida e 30 feridos em consequência dos eventos da manifestação da última quarta-feira (27), a quando da paralisação da circulação de viaturas em cumprimento da convocação do candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Em colectiva de imprensa, o Dr. Hermenegildo Mulenga, cirurgião-geral no HCN, disse que todas as vítimas foram por conta de baleamento com armas da polícia e dos 30 feridos, pelo menos, 3 tiveram de ser submetidos a cirurgias pelo estado crítico a que encontravam-se.
As entradas destes casos, segundo esta fonte, começaram pouco depois das 9h da manhã.
“Os pacientes que apareceram nos nossos serviços, 3 foram operados nas nossas especialidades cirurgia geral e pela ortopedia, 2 pacientes tiveram cuidados intensivos, vários pacientes tínhamos que encaminhar para outros serviços e infelizmente tivemos 3 óbitos, estes chegaram em situação critica, não posso especificar que foram vítimas de baleamento por conta da situação de ontem, então precisa de uma especialista de medicina legal para aferir a natureza dos mesmos”, disse o cirurgião Mulenga, concluindo que “há pacientes que foram internados a receber o tratamentos médicos e há pacientes que já foram dados altas”. (Virgínia Emília)