Nampula (IKWELI) – O sossego na cidade de Nampula já não é para todos, nem mesmo os mortos podem descansar em paz, pois são, constantemente, perturbados pelos vivos.
Se no passado a vandalização de túmulos acontecia em cemitérios familiares, agora o fenómeno galgou para os oficiais, sendo que na semana passada 61 campas foram vandalizadas, por desconhecidos, no cemitério São João de Brito 1, também, conhecido por Cemitério Velho no bairro de Napipine, nos arredores da cidade de Nampula.
Concebido no tempo colonial, o Cemitério Velho é um dos mais emblemáticos da cidade de Nampula e, inicialmente, estava adstrito a paróquia do São Pedro, da igreja católica no mesmo bairro, tendo sido inaugurado em 1973.
Assane Ussene, vereador municipal do pelouro de Salubridade, Higiene e Gestão Funerária explicou que “eles [os malfeitores] empurraram a parte frontal das campas, então só nos deparamos com esta situação às 5 horas no momento em que as pessoas queriam fazer a limpeza no cemitério, agora, não sabemos se está aliado a essa situação de manifestação, porque desde que o cemitério foi inaugurado em 1973 nunca houve registo de uma situação como esta”.
Esta fonte disse que a edilidade já submeteu uma queixa contra desconhecidos junto as autoridades competentes, como também, interinamente, investiga a origem da situação, tendo em conta que o local é guarnecido por guardas sob tutela autárquica. (Virgínia Emília)