Gestores escolares que andam a fazer cobranças:Educação acena para a responsabilização

0
446

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial da Educação de Nampula assume que vai responsabilizar os gestores escolares que têm estado a fazer cobranças ilegais aos alunos, pais e encarregados de educação, sob alegação de pagamentos de determinadas taxas.

Para esse efeito, segundo Faruk Carim, porta-voz da instituição, serão utilizadas ferramentas de forma a apurar a situação de cada uma das escolas.

Esta fonte assegurou, igualmente, que se for apurada a veracidade da situação de cobranças ilegais na escola secundária de Namicopo, por exemplo, poderão ser usados trâmites legais para responsabilizar os envolvidos no esquema.

“Em relação ao caso de Namicopo nós, também, tomamos conhecimento. Temos uma equipa no terreno a trabalhar para apurar a veracidade da situação e vamos procurar aquilo que não é constitucional se não for constitucional, nós temos ferramentas para poder trabalhar com a direcção da escola, se a acção concorrer para que sejam tomadas medidas, vamos tomar medidas. Este é um sector que trabalha com várias camadas sociais, então nós temos regras executivas”, disse.

Questionado sobre o ponto de situação do director da escola secundária de Anchilo que agrediu um aluno e viralizou nas redes sociais, o porta-voz da direcção provincial de Educação em Nampula garantiu que a inspecção trabalhou e neste momento o processo já está em andamento, tendo prometido que no momento exacto irá anunciar o veredicto final.

Na semana passada, a direcção provincial de Educação de Nampula esteve reunida em conselho coordenador. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui