Manuel Rodrigues “desmoralizado” com fraudes em exames escolares

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial de Educação de Nampula está a realizar o seu Conselho Coordenador à porta dos exames finais de todos os subsistemas de ensino. O evento começou nesta quinta-feira (14), na capital provincial, e para abertura foi convidado o governador Manuel Rodrigues, o qual disse não guardar boas lembranças de como decorreram os exames escolares no ano passado, 2023, pois registaram-se muitos casos de fraude académica.

Neste evento, participam directores de Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, directores de escolas secundárias, entre outros quadros do sector.

“No próximo dia 25 de Novembro iniciam os exames finais, a semelhança dos outros processo se exige muita responsabilidade para que os mesmos decorram dentro do estabelecido, tanto na lei, quanto nos vários dispositivos ligados a realização dos exames, por isso apelamos a todos os gestores dos sector de educação, e não só, também os pais e encarregados de educação para dedicarem maior parte do tempo para que juntos possamos aflorar o nível de preparação dos exames finais, distrito por distrito, como também fora neste distrito que estamos reunidos para que cada um na sua escola e na sua comunidade possa, igualmente, reflectir sobre as melhores formas de preparação para que os exames finais decorram sem sobressalto”, anotou o governante, referindo que “procurem evitar situações como aqueles que registamos no ano passado, que era tentativa de aparecer alguns enunciados em mãos alheias, vamos todos combater qualquer tentativa de tornar o processo de ensino e aprendizagem na província de Nampula, e no país em geral, como um processo que poderá ser minado por aqueles que são má intencionados”.

No entanto, Manuel Rodrigues disse, igualmente, que para o combate cerrado de fraudes nos exames na província de Nampula é preciso a inclusão de líderes comunitários, para que todos alunos elegíveis se façam presentes de uma forma preparada no processo de avaliações finais.

Aos gestores, Rodrigues recordou para que “prestemos atenção sobre a necessidade do alcance das metas de matrículas de 1ª classe para o próximo ano lectivo 2025, pois a nossa província deve alcançar uma meta estimada em 417.265 crianças que deverão ingressar no próximo ano”, um desiderato que será alcançado se todos os actores vivos da sociedade forem envolvidos, com destaque para as lideranças comunitárias.

O 3º Conselho Coordenador Provincial do sector de Educação em Nampula visa, equitativamente, reflectir sobre as acções realizadas pelo governo na área de ensino. (Malito João)

Hot this week

Após actos de sabotagem: População já está a aderir a vacina contra cólera em Angoche

Nampula (IKWELI) – O sector de saúde a nível...

MISA Moçambique e Governo da Noruega Reforçam Parceria para Promover a Liberdade de Imprensa 

Maputo (IKWELI) – O MISA Moçambique e a Embaixada...

MDM denuncia ataque contra seus membros em Gorongosa

Maputo (IKWELI) – O presidente do Movimento Democrático de...

Governador de Nampula considera que a economia local está a “acordar”

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nas autarquias de Nampula: Crianças pedem investimentos em iniciativas que garantam o bem-estar

Nampula (IKWELI) – Por intermédio do governador de Nampula,...

Topics

MDM denuncia ataque contra seus membros em Gorongosa

Maputo (IKWELI) – O presidente do Movimento Democrático de...

Governador de Nampula considera que a economia local está a “acordar”

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Pela primeira vez na história : Campeão provincial de futsal terá prémio monetário 

Nampula (IKWELI) – Arranca no próximo fim-de-semana o campeonato...

SdE em Nampula quer uma Polícia disciplinada e longe da corrupção

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img