Nampula (IKWELI) – Morreu, de causa desconhecida, neste sábado, o padre Fernão Magalhães, da Arquidiocese de Nampula, que nas eleições de 9 de outubro passado foi cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e candidato à governador de Nampula.
O clérigo, que vivia sozinho na unidade comunal Marien Nguabi, no mítico bairro de Namutequeliua, não queixava-se de nenhuma doença, segundo fontes próximas.
Uma fonte do MDM disse ao Ikweli que “ele entrou ontem para dormir e não acordou. Acreditamos que tenha perdido a vida pela madrugada”.
A igreja Católica em Nampula confirmou o sucedido.
De cardo com padre Pinho dos Santos, director do Secretariado da Coordenação Pastoral de Nampula (SECAPAN), a igreja tomou conhecimento de forma drástica e diz não saber a real motivação do seu desaparecimento físico.
“Nós, também, acompanhamos que ele foi encontrado morto no quarto dele, e não temos informações concretas sobre o que teria acontecido com ele, não sei dizer se estava doente ou não, assim estamos a aguardar os trabalhos do SERNIC, depois é que vamos saber o que fazer”.
Antes da sua morte instantânea, padre Fernão Magalhães tinha prometido ao Ikweli pronunciar-se em trono dos resultados eleitorais que estão a criar “vuco vuco” um pouco por todo país. (Aunício da Silva e Malito dos Santos)