Sem nada a ganhar neste Moçambola: Ferroviário de Nampula quer vencer ao Baía de Pemba para sua dignidade

0
250

Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Nampula recebe no próximo domingo (3), no Estádio 25 de Junho, a equipa do Baía de Pemba, em jogo da penúltima jornada da presente edição do campeonato nacional de futebol sénior masculino, Moçambola, com o objectivo de vencer para continuar nos lugares menos desprestigiantes da tabela classificativa.

Tudo indica que nem o terceiro lugar o Ferroviário de Nampula irá conseguir nesta edição do Moçambola, o que vai contrariar as duas últimas épocas da fina flor do futebol nacional em que os chamados axinenes de Nampula ocuparam a terceira posição. Aliás, volvidas 20 rondas, a turma locomotiva da capital do norte é a 5ª classificada com 24 pontos, menos 17 pontos do Costa do sol, o terceiro classificado na tabela.

Apesar disso, o búfalo ferido de Nampula pretende fazer valer a luta deste ano, pelo menos espalhando a alegria nos amantes daquela colectividades, com vitórias.

Assim, a única missão para o jogo do próximo domingo diante do Baía de Pemba é a conquista dos três pontos, permitindo assim, não só o fortalecimento da relação entre a massa adepta e o grupo de trabalho, como tambem para evitar os lugares não dignos na tabela classificativa da maior prova futebolística moçambicana.

Para conseguir esse propósito, João Chissano, treinador principal do Ferroviário de Nampula disse que a equipa trabalha afincadamente e observando os detalhes, por forma a evitar possível deslize diante de um adversário que ainda procura pontos para consolidar sua permanência na prova.

“Todos os jogos que nós temos vão ser difíceis porque temos ambição de melhorar a nossa classificação e terminar este campeonato com dignidade e a defrontar as equipas que estão em baixo da tabela torna-se difícil ainda porque eles vão jogar com tudo, porque para além de serem boas equipas vão jogar com tudo, vão querer entrar a ganhar como nós também queremos ganhar, daí que antevemos algumas dificuldades e queremos fazer com que o factor casa dependa do nosso lado que é para conseguirmos uma vitória”, disse João Chissano, timoneiro dos axinenes de Nampula.

“Este vai ser o nosso último jogo em casa e queremos brindar os nossos adeptos por uma vitória, porque é o último jogo que nós temos nesta época em casa, sendo que a última jornada vai ser em Maputo, daí que nós pedimos aos nossos adeptos para virem em massa, porque os adeptos fazem parte do jogo, também fazem parte das vitórias, ajudas as equipas a ganharem jogos, e queremos que os nossos adeptos também façam isso”, acrescentou o mister Chissano.

O técnico falou tambem da disponibilidade de quase todos os atletas integrantes do seu plantel, deixando de lado o Telinho que se encontra com problemas de saúde. Aliás, por essa razão, na sessão de treinos desta quinta-feira (31) um dos melhores marcadores do clube não fez parte, daí elevando as dúvidas do mister de que o mesmo venha fazer parte da partida do próximo domingo.

“Em termos clínicos estamos só com Telinho que está ligeiramente tocado e, conforme viram, não treinou hoje e não sabemos se vamos contar com ele no final de semana. O resto dos jogadores está a 100%”, sublinhou Joao Chissano.

“Temos que jogar para aquilo que fomos chamados, que é melhorar a classificação e a classificação melhora-se até a última jornada, neste caso em que o meio da tabela está um campeonato muito difícil, tem várias equipas com mesmos pontos, algumas com a diferença de um ou dois pontos, daí que uma derrota pode empurrar para lá para baixo, daí que vamos jogar pela nossa dignidade, vamos jogar pela melhoria na tabela classificativa”, reiterou.

Salas Malico, jogadores dos axinenes de Nampula, também disse estar confiantes de que no jogo do próximo fim-de-semana seja de gloria para a sua coelctividade.

“O ambiente é bom e de muito optimismo”, considera Salas Malico falando, de seguida, dos principais pecados cometidos pela equipa para não estar a lutar pelo título da competição.

“Pecamos muito na questão de finalização, o que nos fez com que marcássemos poucos golos este ano. Para o próximo jogo o pensamento é vencer o jogo e procurar o máximo número de pontos possível que nos restam neste momento e aumentar mais a nossa colocação na tabela classificativa”, disse.

A contar para a mesma jornada, o Desportivo de Nacala desloca-se a Maputo para defrontar o Ferroviário local.

Outros jogos são: União Desportiva de Songo – Brera Tchumene, Associação Black Bulls – Textáfrica de Chimoio, Ferroviário da Beira – Costa do Sol, Associação Desportiva de Vilankulo – Ferroviário de Lichinga. Com 45 pontos, a Black Bulls lidera a presente edição do Moçambola, seguida pela equipa do Songo com 43 pontos. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui