Pemba (IKWELI) – Depois do período eleitoral, os terroristas que há sete anos actuam em alguns pontos da província de Cabo Delgado têm estado a aumentar a sua presença nos distritos de Mocímboa da Praia, Muidumbe, Macomia e Meluco, onde além de raptos há registo de mortes de civis.
Correspondentes do Ikweli naqueles distritos apontam que pequenos grupos de terroristas realizaram incursões que não apenas ceifaram vidas, como também resultaram em raptos e roubo de produtos alimentares para suportar a logística.
“No distrito de Mocímboa da Praia é aquilo que toda gente sabe, em Ouasse entraram e mataram três pessoas, todos homens, isso fez com que algumas pessoas abandonassem a zona, mas muitos estão ainda lá e hoje estamos a ter informações que mataram duas pessoas em Marere, uma das vítimas eu conheço, é tio de uma senhora com que tenho dois filhos. Ele na companhia de outro estava a caçar não longe da aldeia”, contou o nosso corresponde a partir da cidade de Pemba.
Além de Mocímboa da Praia, os terroristas foram saquear alimentos numa zona a menos de dez quilómetros da vila. “Foi numa zona, depois de Namigure, aqui mesmo perto da vila, chegaram logo de madruga nesta terça-feira (29), disseram que estavam a procura de comida porque aqui na vila as pessoas estão a receber apoio alimentar, então ouvimos que levaram um saco de arroz, de farinha, panelas e outras coisas”, confirmou um morador da vila de Macomia, afirmando que não cometeram actos de violência contra a população.
A fonte indicou que “estes podem sair de Mucojo, porque em Mucojo está a força de Ruanda, então pode ser que estão a fugir, numa altura em que se fala que as pessoas irão brevemente a Mucojo porque estamos a ver a limparem a estrada que vai lá”.
O Ikweli tem indicação que do grupo de terroristas que passou na segunda-feira (28), perto das aldeias Nguida e Chicomo, no distrito de Macomia, desceu para a comunidade de Chachacha, em Meluco onde decapitou um homem e causou pânico e fuga da população. No distrito de Muidumbe, pelo menos, uma mulher foi raptada após ter sido encontrada a tomar banho junto do rio Messalo nas zonas baixas das aldeias Mandela e Mapate. (Redacção)