Encantados pelo nome e a mensagem: AMUSI arrasta membros da Renamo em Namapa

0
14

O Ex-delegado distrital da Renamo é exemplo dos que se entregaram ao AMUSI

Namapa (IKWELI) – Chama-se Fernando Formoso, uma das influentes figuras no distrito de Eráti na província de Nampula, tendo se destacado, politicamente, no partido Renamo, onde chegou a ser delegado distrital da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) por onde, por várias razões, abandonou e filiou-se ao partido Acção de Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI).

Pai Quichauge, como é carinhosamente tratado naquelas bandas de Namapa, vila sede distrital de Eráti, entregou-se recentemente ao AMUSI, em mais uma acção de caça ao voto, levada a cabo pelo respectivo cabeça-de-lista e candidato a governador, Santos Almeida.

Justificando as principais razões que lhe levaram a juntar-se ao AMUSI, perante aos membros e simpatizantes daquela formação política, Fernando Formoso disse que junta-se ao novo partido porque ficou tocado pelo nome e a profundidade das mensagens difundidas durante a campanha eleitoral.

Para aquele veterano da política moçambicana, AMUSI é um partido a ser acarinhado por todos, porque para além de ser criado em Nampula, o nome tem alto sentido, pois AMUSI, sigla da agremiação significa “famílias”, traduzido da língua Emakhuwa.

“Eu quando ouvi o nome, pelo menos, atraiu-me, por ser o nome dos macuas e não restam dúvidas, foi com muito prazer que eu fui espreitar para ver o que se passa e, prontos, aproximei e gostei muito”, começou por dizer Fernando Formoso.

“Estou satisfeito pelo encontro, embora antes não tivessem me convidado, mas através da curiosidade que tive valeu muito. Portanto, a partir deste momento de forma legal eu sou do AMUSI e, se o delegado distrital quiser lidar comigo, com muita força irei ajudar”, prosseguiu.

“Temos que trabalhar muito, como AMUSI. Nunca tivemos nada aqui em Namapa. Namapa é um distrito muito grande, um distrito muito rico, mas os outros não conseguiram fazer nada. Eu não tenho medo de dizer isso, o que verifiquei é que tem muitos miúdos, muitas crianças que não estudam, e isso dá muita pena. Temos que fazer com que as crianças estudem”, referiu.

A vinda de mais um membro de peso nas fileiras do AMUSI foi bastante celebrado pelos nativos, incluindo o próprio Santos Almeida, pois acreditam que Fernando Formoso irá emprestar o seu saber político, dando mais um passo a frente rumo a reafirmação do AMUSI na política moçambicana.

“Sejam bem-vindos ao AMUSI, principalmente ao papá Formoso, sintam-se em casa porque o partido é de todos nós. Não tenham o receio de dar a vossa contribuição para o nosso crescimento. Porque conto com o papá Formosa, especificamente, não tenho dúvidas da experiência que possui e que será importante para nós, como pode ver, o nosso delegado é muito jovem, mas ao seu lado ele se tornará grande. Mais uma vez muito obrigado por abraçar o AMUSI”, agradeceu Santos Almeida, candidato a governador de Nampula, pelo partido AMUSI.

Naquele distrito, Santos Almeida prometeu melhorar a qualidade de vida da população local com aproximação de serviços essenciais. A expansão da rede eléctrica, melhoria das vias de acesso, fornecimento de água potável, foram algumas promessas do cabeça-de-lista do AMUSI, caso o partido vença as eleições que se realizam no país dentro de poucos dias.

No povoado do cabo Metage, por exemplo, localizado no interior do posto administrativo de Alua, Santos Almeida prometeu reconstruir as infraestruturas erguidas na era colonial, mas que nos dias que correm estão totalmente abandonadas, para o funcionamento de uma unidade sanitária bem como para um posto de registo e notariado, acção que iria aliviar sobremaneira a população local que é obrigada a percorrer longas distâncias para terem acesso aqueles serviços. (Constantino Henriques, em Namapa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui