Namapa (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por tio Salim, desceu a localidade de Jacoco, terra que lhe viu crescer e foi dizer ao seu povo que concorre para tal posição.
A emoção tomou conta daquela localidade, num misto de satisfação.
Na sua chegada a Jacoco, tio Salim encontrou-se com seus amigos de infância, líderes religiosos e régulos, os quais os saudou e conversou.
Com lágrimas no fundo dos olhos, tio Salim recordou-se dos velhos momentos que marcaram a sua história de vida estudantil e profissional.
“Essa casa era dos meus falecidos país e ao mesmo tempo tinha loja aqui, quando vejo isso tudo, sinceramente, fico a chorar”, disse tio Salim num comício bastante concorrido no pátio onde brincou quando criança.
Em Jacoco, Eduardo Abdula foi precisou de apresentar-se, pois todos o conhecem, incluindo crianças que nasceram muito depois de ele ter saído daquela região. “Estou muito feliz por ver pessoas que me viram a nascer e a crescer, infelizmente muitos já perderam a vida, hoje me fizeram uma grande surpresa, me recordaram das corridas de bicicletas que fazia com meus amigos”.
Falando de promessas e prioridades para o posto administrativo de Aluá, concretamente no povoado de Jacoco, tio Salim prometeu a abertura de furos de água, reabilitação de
estradas e expansão da rede de telefonia móvel.
“Eu já ouvi vossos gritos através de ancião que falou da fraca cobertura da rede de telefonia móvel. Nós quando ganharmos eleições, o que estou a prometer aqui é a estrada de Aluá que vai até Mazua, de Mazua até Memba e a estrada que sai daqui para Murrula. Nós vamos dar continuidade ao melhoramento dessas vias, já começaram às máquinas a trabalhar no local, e como também queremos trazer água em todo posto administrativo de Aluá, as máquinas de furo de água potável já estão no local esse projecto envolve também Jacoco. Mas eu pessoalmente vou dar, brevemente, um furo de água potável porque uma semana antes mandei a minha equipa para vir o furo antigo que meus país tinham feito, mas já se foi, e dentro de poucos dias vão ver técnicos a fazerem o trabalho, eu vou fazer isso como forma de imortalizar os meus pais e quero prometer aqui a população de Jacoco que hei-de vir aqui mais vezes”, prometeu tio Salim.
Prosseguindo o seu trabalho, Eduardo Mariamo Abdula, trabalhou igualmente na localidade de Negoro, no posto administrativo de Namapa, sede do distrito de Eráti, onde prometeu a extensão da rede elétrica. (Malito Joao, em Namapa)