Nampula (IKWELI) – O recrudescimento da criminalidade tem vindo a preocupar a todas as esferas vivas da cidade e província de Nampula, preocupadamente com a agressividade e brutalidade que as vítimas são desferidas.
Nos últimos anos, um grupo de malfeitores autointitulou-se por “Grupo dos 15”, abreviadamente tratado por “G-15”, cujas práticas incluem roubos em residências, violação sexual das vítimas e até assassinato de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM). Este grupo já antes experimentou o nome “os que não comem”.
Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por “Tio Salim”, cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador de Nampula desceu a Carrupeia, ao lado do bairro de Namicopo, onde encerrou a sua caça ao voto no distrito de Nampula, e na sua interação com o eleitorado foi incisivo. Não quer saber de criminosos durante o próximo ciclo de governação.
“É melhor começarem a guardar as vossas catanas, porque vamos vos perseguir”, avisou tio Salim aos malfeitores, para um aplauso marcante no campo de Wasteca, recordando que “o vosso lugar é na cadeia. Vamos vos perseguir e vos colocar na cadeia. Não quero que o meu povo sofra convosco”.
Firmemente tratando de alistar os avisos aos membros do “G-15”, tio Salim referiu: “não quero o vosso voto, vocês do G-15. Dispenso o vosso voto, o voto dos bandidos”.
Ainda em Carrupeia, o cabeça-de-lista da Frelimo fez promessas que, nem se quer deverão esperar a realização das eleições, a proclamação e validação dos resultados e muito menos a tomada de posse dos futuros titulares do próximo ciclo de governação, pois são de execução imediata, sobretudo porque o conselho autárquico da cidade de Nampula comprometeu-se a resolver.
Uma dessas promessas é o melhoramento da via que dá acesso ao centro de saúde de Niarro, a via de acesso que liga ao vizinho distrito de Muecate, bem como parte da rua dom Manuel Vieira Pinto, mormente do cruzamento do aeroporto ao bispado.
Igualmente, foi assegurado que a água que não jorra em um fontanário público de Carrupeia deverá ser retomada na semana que vem a sua revitalização.
“Vamos continuar com os esforços do governo da Frelimo para a criação de mais emprego para os nossos jovens, assim como para as nossas mães, como também a promoção do autoemprego”, prometeu tio Salim, que pediu votos para a Frelimo e para o seu candidato Daniel Chapo.
O comício de Carrupeia, também, teve as suas surpresas. Um membro do partido Renamo, acompanhado pela sua família, decidiu juntar-se a Frelimo. (Redação)