Lichinga (IKWELI) – Está a decorrer desde a quarta-feira (28) da semana passada a campanha de tratamento contra oncocercose nos distritos de Lago e Sanga, província do Niassa, cujo lançamento foi dirigido por Pascual Vilankulo, representante da governadora Eliana Judite Massengele.
Ao todo, a campanha irá abranger 201.093 pessoas, destas 112.732 do distrito de Lago. De acordo com o inquérito feito recentemente, os distritos de Sanga e Lago, na província do Niassa, apresentam maior risco de surto da oncocercose, daí que o sector de saúde na província está a levar a cabo uma campanha massiva de tratamento preventivo da doença com Ivermectina e Albendazol, abrangendo pessoas com idade igual ou superior a 5 anos.
“Estudos feitos indicaram que na província temos 2 distritos que têm a prevalência da oncocercose, nomeadamente, distrito do Lago e de Sanga, neste sentido o Conselho Executivo Provincial e parceiros de cooperação concluíram e decidiram realizar mais uma campanha de tratamento contra oncocercose, a decorrer nos dias 28 de Agosto à 01 setembro”, explicou Pascual Vilankulo.
A oncocercose é uma das doenças tropicais provocada pela picada de mosca negra que se não tratada pode culminar em cegueira. A doença ataca maioritariamente crianças com idade dos 5 anos de idade em diante e um dos sintomas é o aparecimento de borbulhas na pele e comichão.
Dentre as medidas para a prevenção da doença passa pelo uso de redes mosquiteiras nas janelas das casas e melhoramento do saneamento do meio. “Para evitar aparecimento de moscas negras, a sua prevenção é centralizada na higienização coletiva e individual, eliminação de águas paradas, dormir com redes mosquiteiras e nas janelas”, explicou Pascual Vilankulo.
Por sua vez, mães que levaram suas crianças para a campanha manifestam satisfação e consideraram que a decisão do governo é uma valia porque contribui para a melhoria da saúde sobretudo das crianças. (David Muianga)