Murrupula (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), Santos Almeida, trabalhou nesta quinta-feira (29), sexto dia da campanha eleitoral, na comunidade de Cavina, localidade de Mulhaniua, posto administrativo de Nihessiwe, em Murrupula, onde prometeu a população local a melhoria da qualidade de suas vidas, assim que vencer as eleições do próximo dia 9 de Outubro do ano em curso, para governador de Nampula, bem como se tiver representação na Assembleia da República.
Cavina, a semelhança de outras comunidades moçambicanas, está desprovida de serviços básicos, com enfoque para unidade sanitária, acesso a água potável, para além de Insuficiência de meios de transportes para facilitar na comunicação com a vila sede distrital e o resto da província.
No tocante ao sector de saúde, a população de Cavina recorre ao centro de saúde de Nihessiwe e na vila-sede distrital, o que não sossega os moradores locais sobretudo para mulheres que procuram pelo serviço de partos institucionais, bem como as doenças em período nocturno.
Por causa da insuficiência de meios de transporte, os “Cavienses” pagam uma taxa de transporte de 100,00Mt até a vila sede de Murrupula e, em algumas ocasiões, chegam a pagar 250,00Mt (duzentos e cinquenta meticais) aos serviços de táxi-mota.
Santos Almeida, cabeça-de-lista do AMUSI prometeu inverter o rumo de acontecimentos, caso vença as eleições que se avizinham. No sector de transportes, por exemplo, o jurista disse que vai providenciar meios de transportes públicos para garantir uma circulação permanente na rota Cavina a vila-sede, para além da asfaltagem da mesma estrada que liga Murrupula e Mogovolas.
“Nós do AMUSI estamos preocupados com o bem-estar do nosso povo, por isso votem neste partido, um partido de casa. No boletim de voto, o AMUSI encontra-se em último lugar. Não se atrapalhem no dia de votação, por favor. Mobilizem a outras pessoas informando que temos o nosso partido”, disse Santos Almeida perante da população de Cavina.
“O povo de Cavina merece um posto de saúde, porque não faz sentido saírem daqui para Nihessiwe ou Murrupula. Imaginem que caiam de malária de noite, como fazem? Nós do AMUSI vamos construir um posto de saúde aqui, vamos construir escolas com condições. No nosso governo não haverá contribuições nas escolas para a construção das salas, porque o Estado tem condições para tal. Vamos alcatroar esta estrada porque o senti na vinda é de lamentar”, referiu Santos Almeida.
A população local deu palavra de conforto ao Cabeça-de-Lista do AMUSI, garantindo que será massivamente votado naquela circunscrição geográfica, pois segundo considera, o manifesto vai ao encontro dos problemas ali enfrentado, e apelaram para que não siga o caminho de outras formações políticas que se esquecem da população, sempre que vencem as eleições. Constantino Henriques, em Murrupula)