Nampula (IKWELI)- O Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária da região norte, registou, durante os primeiros dias da campanha eleitoral em curso, apenas um único caso de agressão física ligado ao processo.
A vítima é um indivíduo de 36 anos de idade, que deu entrada nos serviços de urgência, alegadamente por ter sofrido agressão física durante a colagem de panfletos de propaganda eleitoral.
O porta-voz do HCN, Suleimane Isidoro, fez saber, nesta quarta-feira (28), que o indivíduo foi agredido por desconhecidos quando se encontrava a afixar cartazes para o processo da campanha eleitoral. Sendo que o estado de saúde é considerado estável.
Apesar disso, o porta-voz faz um balanço positivo, visto que até ao momento apenas um indivíduo deu entrada, entretanto apela aos simpatizantes e apoiantes dos partidos políticos a não enveredarem em pancadarias neste momento.
“A campanha está a decorrer de forma ordeira pelo menos naquilo que tem a ver com o serviço nacional de saúde ao nível da nossa província, porque não temos registado casos alarmantes que entram no nosso hospital. Queremos chamar atenção mais uma vez que, este é um momento de festa em que todos nós precisamos de mostrar a nossa cidadania, uma tolerância a todas pessoas que participam neste processo, uma tolerância com o cidadão a todos outros partidos políticos que vão trabalhar neste processo sem provocar alteração da dinâmica normal da população”.
Na ocasião, Isidoro disse que o HCN está preparado para responder a toda a demanda de pacientes que forem a dar entrada por “tumultos” associados ao choque entre os militantes dos diversos partidos políticos.
“Vimos em tempos passados, principalmente nas eleições autárquicas na parte final, onde tivemos alguns tumultos e isto nos obrigou a criar equipas de apoio para responder qualquer eventualidade de aumento de doentes resultantes tanto deste processo como de outros, mas principalmente deste processo que está acontecer nestes 45 dias até após as eleições”.
No que diz respeito ao banco de sangue, o HCN conta neste modelo com cerca de 250 unidades adquiridos através de mobilizações para a sua doação. Contudo, o porta-voz reitera a sociedade em geral para que possam aderir as campanhas no sentido de responder a procura pelo líquido. (Ângela da Fonseca)