Namaponda (IKWELI) – A sede do posto administrativo de Namaponda, no distrito de Angoche, viu-se pequena para acolher aos eleitores que acorreram para receber o cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por tio Salim.
Recebido com cânticos eufóricos de exaltação e aceitação ao candidato presidencial dos camaradas, Daniel Chapo, tio Salim “vendeu” o manifesto eleitoral do seu partido, tanto em comício, como em contactos interpessoais que manteve no principal mercado local.
De entre as várias prioridades do manifesto, Eduardo Abdula assinalou a continuidade na construção e manutenção de vias de acesso, fortalecimento econômico da mulher e dos jovens, promoção de empreendedorismo, melhoramentos dos serviços de saúde e educação.
Este cabeça-de-lista explicou ao eleitorado como votar, recordando que se o querem como governador devem votar na Frelimo, mas assegurando que Daniel Chapo, também, seja eleito para que tenha um Presidente da República competente e experimentado.
“Vocês querem tio Salimo como governador?”, perguntou, para uma resposta eufórica de aceitação: “Sim queremos”, então, prosseguiu, “vocês aqui de Namaponda ninguém deve vos enganar, votem na Frelimo e no candidato Daniel Chapo, assim vão me ter eu como vosso governador da província de Nampula, para isso vos convido vocês todos a fazerem campanha e ensinar aos outros como votar no dia 9 de Outubro deste ano”.
Ainda em Namaponda, tio Salim, com apoio de um empresário, ofereceu uma motorizada ao comitê do círculo local, de forma a dinamizar as suas actividades. Na mesma ocasião, um outro empresário ofereceu material desportivo.
No mercado de Namaponda, acompanhado pela sua esposa, Nazira Abdula, tio Salim recebeu, do eleitorado, que a 9 de outubro próximo o voto será a favor do seu partido e do seu candidato, Daniel Chapo. (Malito João, em Namaponda)