Nampula (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, ou simplesmente Tio Salim, como é carinhosamente tratado, manteve um encontro nesta quinta-feira (15) com os antigos administradores dos distritos daquela parcela moçambicana, para colher suas experiências de governação.
Para uma governação que vai aos anseios da população da província que lhe viu nascer, se vencer as eleições do próximo dia 9 de Outubro do ano em curso, Tio Salimentende ser fundamental aproximar e pedir os devidos conselhos aos que dirigiram aquela parcela moçambicana. Por isso, se antes foram os antigos governadores, desta vez são os diferentes administradores dos 23 distritos que compõem Nampula.
“Fizemos um encontro idêntico com os antigos governadores, estão todos residentes no Maputo. Fui lá e sentamos e colhi deles muita informação, muito ensinamento que, de acordo com a conjuntura actual, vamos tentar aplicar na nossa futura governação”, recordou Tio Salim.
“Não vou falar muito, eu trago apenas duas perguntas, de entre elas poderão haver muitas perguntas e dentre elas poderão haver muitos ensinamentos. Eu queria perguntar aqui aos meus pais, o que é que acham que faltou-vos realizar dentro daquilo que foi o vosso período de gestão do distrito, e porque é que não se fez? A segunda pergunta, que acham que, na conjuntura actual, podemos fazer melhor para governarmos de uma forma transparente, de uma forma organizada para termos o distrito como polo de desenvolvimento da província? São as minhas únicas perguntas, eu vou ficar calado até no fim, e no fim só serão os agradecimentos”, disse o cabeça-de–lista da Frelimo.
É necessário accionar os Conselhos Consultivos distritais

Com larga experiência de governação, Herminio Bento, ex-presidente do Conselho Municipal da vila de Monapo e ex-administrador do distrito de Mogincual, foi o primeiro interveniente, após Tio Salim.
Aquele ex-governante aconselhou ao Tio Salim a ser homem de palavra para com as populações, caso vença as eleições. Segundo recordou, o que muitas das vezes incomoda as comunidades são promessas que alguns governantes fazem quando efectuam as visitas de trabalhos que depois não são cumpridas.
Aliás, Herminio Bento disse não ter dúvida que a governação de Tio Salim será coroada de êxito, ao avaliar pela sua honestidade e por ser uma figura que bem conhece o tamanho e as especificidades da província de Nampula, pelo que instou, também, a apostar numa governação participativa, através do fortalecimento dos Conselhos Consultivos dos Distritos, integrando actores capazes de discutir e trazer soluções aos problemas dos distritos.
“Eu penso que doravante devemos assim classificar a governação em três áreas, política, administrativa e área social, para além da área técnica, e para gerir essas todas áreas, é muito importante que nós não sejamos arrogantes, devemos manter respeito. Neste mundo democrático há toda necessidade de transparência nos nossos actos e, sobretudo optarmos em governação participativa. E para termos uma governação participativa é necessário que nós accionemos os conselhos consultivos, temos que ter membros que discutem na verdade”, disse Herminio Bento.
“Em relação o que não está feito até agora, eu penso que alguns momentos a nossa falha tem sido a discussão com a população os problemas do distrito ou da província. Nós estamos perante a população, elas fazem o levantamento das suas necessidades e nós dissemos que sim. O sim, para a população, significa que já aceitou, o escrever significa que já aceitou e vai cobrar. Vamos, eu acredito que aquilo que está no manifesto eleitoral, talvez 90% é realizado, mas há essas coisas que parecendo que estamos a assumir não estamos a assumir”, precisou.
Ele vai ser muito sucedido na sua governação

Absalão Suweia é antigo administrador de Malema. Para aquele ex-governante, Tio Salim é a escolha certa para contribuir no desenvolvimento socioeconómico da província de Nampula.
Aliás, Suweia disse não ter dúvidas de que a governação de Tio Salimo será bem-sucedida em razão da sua abertura para com diversas individualidades que dirigiram a província de Nampula.
“Tudo indica que ele está disposto para trabalhar com aqueles que já deram prova, com aqueles que já deram muito para este país. Isso significa dizer o seguinte, em nenhum momento ele pôs em causa a utilização dos mais novos, ele apenas quer fazer aquilo que é apraz da Frelimo, a renovação da continuidade, em pessoas, em ideias e em planos de trabalho”, prosseguiu Absalão Suweia.
“E, a ser assim”, acrescentou o ex-administrador de Malema, “todos nós em conversas individuais que já tivemos, acreditamos que ele vai ser muito sucedido, porque tudo que não foi feito por esta ou aquela razão ele vai tomar conhecimento e, baseando -se nesse fracasso, ele vai encontrar soluções para os problemas que nos momentos anteriores e até em governos anteriores não foi possível, porque ninguém tomou essa iniciativa de procurar saber porque não se conseguiu este ou aquele resultado, o que se deveria ter feito que não se fez, então, resumidamente, ele está a iniciar bem.
É necessária muita interação com as comunidades

Ângela Benesse, antiga administradora do distrito de Eráti, louvou a iniciativa de Tio Salim em recordar-se da “velha guarda”, acreditando que a continuar assim, terá uma governação admirável na província mais populosa de Moçambique.
Por outro lado, Benesse aconselhou a Tio Salim a não esquecer as comunidades assim que se tornar campeão no campeonato eleitoral prestes a arrancar, cuja grande final está agendada para o próximo dia 9 de Outubro do ano em curso.
“Este foi um encontro em que o nosso cabeça-de-lista teve com os antigos administradores distritais no sentido de ouvir, por parte deles, como é que eles trabalhavam, porque não conseguiram realizar algumas actividades que eles planificaram e como é que ele poderá realizar suas actividades quando ganhar as eleições”, disse ÂngelaBenesse.
“Então, estávamos aí a aconselhar a ele a ter interação com as populações, porque um bom governante é aquele ouve das comunidades as suas preocupações. É aquele que depois de ouvir suas preocupações procura soluções. Então, ouvir as preocupações e procurar soluções para acomodar essas preocupações”, sublinhou a governante, para quem não duvida que Tio Salimo será o próximo governador de Nampula. (Constantino Henriques)