Lichinga IKWELI) – Depois de incertezas de materializar a sua ida e participação no Campeonato Africano de Futebol Feminino, devido a falta de fundos, as meninas da província do Niassa, em representação de Moçambique, partiram esta quarta-feira (14) à cidade de Blantyre, Malawi para participar da competição.
Trata-se de uma competição que acolhe destacadas seleções africanas de futebol feminino, inserida da Taça COSAFA, a realizar-se de 15 a 24 de Agosto corrente.
Na cerimónia de despedida, a governadora do Niassa, Elina Massangele, encorajou as atletas e a equipa técnica, apelando para observar a disciplina e alcançar bons resultados.
“Joguem cientes de que o país e a província estão nas vossas mãos, por isso, mantenham a disciplina que caracteriza a província do Niassa. Façam valer os apoios que a equipa mobilizou em todo o país, trazendo medalhas e troféus para a província”, desafiou a chefe do Conselho Executivo Provincial de Niassa.
Inicialmente, as meninas da União Desportiva de Lichinga (UDL) estavam na incerteza de materializar o sonho de representar Moçambique no Campeonato Africano Feminino no Malawi por exiguidade de fundos.
Após um grito de socorro pelas redes sociais, a classe empresarial local, com destaque ao empresário Fanequisso Maurício e o político e candidato a Presidente da República pelo partido FRELIMO, Daniel Francisco Chapo, juntaram-se aos contribuintes e disponibilizam dinheiro para a equipa, tendo sido colectados 438.950,00 meticais.
O calendário de jogos consultado pelo Ikweli ao meio-dia desta quarta-feira (14), no site da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), marca que a União Desportiva de Lichinga joga à 16 de Agosto com Gaberone United Ladies, com Ascenty Academy no dia 18 e com Young Buffalous FC no próximo dia 20. A equipa moçambicana está no grupo B. (Redação)