Que já era mãe de quatro filhos: Mulher dá à luz mais quatro bebés no distrito de Murrupula

0
176

Nampula (IKWELI) – Uma mulher, de 30 anos de idade,deu à luz a quatro bebés na província mais populosa do país, Nampula, concretamente no distrito de Murrupula. Por ironia do destino, uma delas perdeu a vida já no Hospital Central de Nampula (HCN), onde os restantes três recebem cuidados médicos

Trata-se de Maria Octávia, mãe de quatro filhos, mas que Deus decidiu presenteá-la com mais quatro bebés do sexo feminino, tendo perdido a vida uma delas na madrugada desta quinta-feira (25), por insuficiência respiratória.

Maria disse ter ficado surpresa com o nascimento das quatro, pois em momento algum tinha a noção que estava a gerar no seu ventre mais de uma vida.

“Eu não sabia que na minha barriga estavam quatro bebés, nunca tive problemas que me pudessem levar ao hospital por complicações. Tenho quatro filhos em casa, infelizmente perdi uma menina.

Maria revelou que ela e o seu parceiro estão desempregados, tendo apenas uma pequena machamba, de onde tiram os alimentos para sobreviver. Nestas condições, a fonte pede apoio em bens como vestuário, leite e fraldas para sustentar as meninas.

“Nós não temos nada, não sei como vai ser cuidar das três bebés, eu e meu marido somos camponeses. Peço ajuda”.

Por sua vez, a médica pediátrica do HCN, Vitória Meque, fez saber que as quatro meninas vieram ao mundo de parto normal, no entanto, prematuramente, ou seja, com apenas sete meses de gestação, com o peso de 1300, 1600 e 1700 gramas respectivamente.

“Nós recebemos os bebés no dia 22 do mês em curso,transferidos do centro de saúde de Murrupula, quando chegaram estavam todos graves, mas uma delas estava num estado crítico. Observamos por dois dias, ficaram nas incubadoras a estabilizarem e no segundo dia transferimos os bebés para o alojamento conjunto, onde ficam com a mãe a fazer o kanguru e o aleitamento materno. Infelizmente na madrugada de hoje uma das bebés evoluiu para o óbito.

Apesar disso, Meque tranquilizou que as restantes três encontram-se num bom estado de saúde, entretanto não há previsão de alta devido a condição de serem prematuros.

“Por serem trigémeos e ainda com baixo peso, precisam de cuidados médicos. Para um recém-nascidotem que ter no mínimo 2500 gramas, e essas nasceram prematuros eram quatro na barriga e mãe estava com 35 semanas de gestação, que são mais ou menos sete meses”.

Segundo a médica, este é o segundo caso de mães que dão à luz a quadrigémeos, sendo que o primeiro caso deu-se em 2019 e os quatro estão agora com cinco anos de idade e a gozar de boa saúde.

Importa referir que a mãe das bebés goza de boa saúde, no entanto, não consegue amamentar os mesmos por falta de leite no peito. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui