Nampula (IKWELI) – Residentes da zona de Nahene 1, no bairro de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula, exigem que a edilidade local tome conta da via que dá acesso àquela circunscrição, a qual está tomada pela erosão.
Devido a degradação da via, acidentes de viação têm sido recorrentes, por isso, entendem eles que deve ser uma prioridade o melhoramento da mesma, aliás recordam que o actual edil quando candidato prometeu levar a cabo esta actividade.
“As vias de acesso, nesse bairro, estão muito danificadas”, comenta o morador Adelino Lâmina, explicando que a degradação fez com que os transportadores semi-colectivos de passageiros, também conhecidos por “chapa-100” parecem de frequentar a via.
Não são somente os “chapa-100” que não conseguem chegar a Nahene 1, como também, “nós que somos taxistas para chegar no mercado condomínio passamos mal”.
Adelino Faustino, outro morador de Nahene 1, não tem dúvida que a edilidade conhece do problema, “porque o trabalho do conselho municipal é, também, de velar pelas vias de acesso”.
Faruco Jacinto diz que a edilidade nunca fez alguma intervenção na via em referência, tanto é que há 20, desde que a expansão urbana fez-se para aquele ponto, que o fenómeno de erosão fustiga paulatinamente a via de acesso, agudizando-se quando chove.
Os munícipes entendem ser pontual que o autarca Luís Giquira faça valer agora as suas promessas eleitorais. (Virgínia Emília)