Nampula (IKWELI) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), ao nível do distrito de Nampula, capacitou na semana passada, pelo menos, 50 agentes de educação cívica, os quais têm a missa de orientar ao eleitoral sobre os passos das eleições de 9 de Outubro próximo.
Evaristo Veleta, director do STAE no distrito de Nampula, disse que aos 50 agentes foram ministrados temáticas sobre a sua missão de contactar o eleitorado.
“Estamos a responsabilizar os agentes de educação cívica, porque a tarefa que nos espera é muito séria, que não permite erros, deve ser exercida com plenitude, respeito, zelo e entrega de todas comunidades”, apelou Veleta, recordando que “os agentes cívicos têm o conhecimento de que a missão deles é de facto contactar as comunidades, trazendo a informação única do processo eleitoral, queremos dizer que a missão é mobilizar, sensibilizar e informar aquele cidadão que tenha se inscrito para se aproximar a sua assembleia de votação e cumprir o seu direito de eleger e de ser eleito, essa é que é a missão fundamental”.
O presidente da Comissão Distrital de Eleições de Nampula, Ossufo Ossufo, também, esteve na formação dos educadores cívicos, tendo dito que “nós enquanto órgão de administração eleitoral desse distrito voltamos a confiar na mesma equipa de trabalho com que estivemos na altura do recenseamento eleitoral, isso porque reiteramos nossa inabalável confiança a todos vocês como equipa de trabalho, por isso que queremos ver essa nossa confiança dignificada por todos e por cada um de vós enquanto formandos”. (Malito João)