Maputo (Ikweli) -O Presidente da República, Filipe Nyusi, quer que Ministério do Interior (MINT) apresente ao público pelo menos um mandante do crime de raptos, que nos últimos dias acontece com frequência no pais, sobretudo na capital, Maputo.
Segundo Filipe Nyunsi, que falava há dias no 34° Conselho Coordenador do MINT, mais casos de crime de rapto foram esclarecidos em relação ao período anterior, mas, a prática continua a constituir desafio para o Serviço Nacional de Investigação Criminal e aos órgãos de garantia do cumprimento da Lei e ordem em geral.
Por isso, Nyunsi, quer que a PRM traga em público pelo menos um mandante dos raptos “ao trazer um mandante de raptores veremos que a narrativa vai mudar, se tomarmos uma medida certa esses crimes vão abrandar, os mandantes vão começar a fugir porque são medrosos, pessoas vão começar a viajar de repente e não voltarão. Se for nacional até vai ajudar, agora quando não acontece suspeitam de vocês mesmos e nunca se apanha”, desafiou o chefe de Estado.
O comandante em chefe das FDS lembrou que compete a PRM, tomar medidas de prevenção a criminalidade, garantir o funcionamento normal das instituições incluindo a proteção de objectos económicos, recursos naturais que o país dispõe.
“Os investimentos e actividades económicas não combinam com a ausência de segurança interna, daí que o MINT tem elevada responsabilidade na criação de ambiente de negócios propícios para o crescimento da economia nacional”.
Refira-se que o Conselho Coordenador do Ministério do Interior, decorreu sob lema: Ministério do interior avaliando o seu desempenho no quinquênio 2020-2024, perspectiva de estratégias de enfrentamento aos desafios inerentes à segurança interna”.
Por Antónia Mazive