Nampula (IKWELI) – Duas casas, de construção precária, pertencentes a mesma família ficaram reduzidas a cinzas na noite da última segunda-feira (8) na zona do Brito, no bairro de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula.
Nossas fontes naquela circunscrição de Nahene contaram que o incêndio, cuja origem suspeita-se que tenha sido ateado por malfeitores, deflagrou nas duas casas, onde 4 pessoas contraíram ferimentos graves, por volta das 22h.
Gil Mariano, vizinho das vítimas, explicou que a família clamou por socorro cerca das 22h, por isso “a minha primeira acção foi a tentativa de salvar toda família que já estava com ferimentos”.
Esta fonte explicou ainda que “a porta estava amarrada com um arame e agora ficamos todos interrogados de qual era a real intenção do malfeitor”, anotando que “isso deixa-nos preocupados. Nós como população não sabemos quem foi a pessoa que incendiou as duas casas”.
“Foi uma tragédia o que aconteceu nesta zona”, desabafa a moradora Latifa Joaquim, referindo que “neste momento duas crianças e um casal estão entre a vida e a morte por causa do incêndio cuja autoria desconhecemos”.
Esta nossa interlocutora diz que a família, também, não conseguiu recuperar nenhum bem devido a intensidade das chamas.
Nahene não dispõe de um posto policial, por isso os moradores entendem que isso faz com que os malfeitores passeiem, livremente, a sua classe.
“Temos policiamento comunitário e mesmo assim estamos a verificar estes problemas, também o que aconteceu com esta família pode vir acontecer com qualquer outro morador do bairro e pedimos socorro”, disse o morador Calisto Fernando.
Para este caso, quando a polícia foi solicitada, apenas 1h depois é que conseguiu chegar ao local, o que provocou, ainda mais, revolta no seio da população. (Nelsa Momade)