Nacarôa: Partos extra-hospitalares preocupam governo local

0
359

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Nacarôa, na província de Nampula, diz-se preocupado com o número de partos que acontecem fora das unidades sanitárias.

Fátima Armando, directora dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Nacarôa, disse ao Ikweli que as longas distâncias, percorridas para ter acesso a uma unidade sanitária com maternidade, e factores tradicionais contribuem para a realização de partos não institucionalizados que continuam a colocar em risco a vida das mulheres e dos bebés.

“Como governo de Nacarôa, continuamos a dar assistência a todas as mulheres que procuram pelos serviços de maternidade e fazemos palestras nas comunidades para dar a entender a importância do parto, pese embora temos ainda mulheres residentes nas zonas de difícil acesso e optam pelos partos tradicionais”, disse.

Para contornar os partos não institucionais e oferecer assistência as parturientes, esta fonte assegurou que têm sido treinados agentes polivalentes de saúde, os quais prestam serviços nas comunidades. “Através dos agentes polivalentes elementares temos trabalhado de forma árdua no sentido de trazer as mulheres as unidades de saúde para que tenham um parto seguro”.

Por outro lado, Fátima Armando concluiu que “o nosso grande desafio é redobrar os nossos esforços todos os dias para melhorar a qualidade dos serviços de maternidade e continuarmos a lutar para a redução dos partos fora dos serviços de maternidade. Igualmente para que não haja o problema de partos fora da maternidade é preciso investir nas infraestruturas nas zonas mais difíceis e assim o sofrimento das mulheres poderá ter fim”. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui