Kenmare patrocina bolsa de doutoramento para estudante moçambicano

Topuito (IKWELI) – A Kenmare Resources plc, um dos principais produtores globais de minerais de titânio e zircão, que opera a Mina de Moma, na província de Nampula, no norte de Moçambique, anuncia que está a patrocinar uma bolsa de doutoramento para um(a) estudante moçambicano(a).

O(a) estudante selecionado(a) irá estudar na Faculdade de História, Antropologia, Política e Filosofia (HAPF) da Universidade Queen’s em Belfast, na Irlanda. A Universidade Queen’s é classificada como uma das 200 melhores do mundo.

Segundo uma nota de imprensa liberada pela Kenmare, “a bolsa cobrirá as propinas do doutoramento, um subsídio para custear as despesas de subsistência, bem como os custos de viagem e de realocação”, e “para ser elegível para a bolsa, o(a) estudante pós-graduado(a) deve residir em Moçambique, ter nacionalidade moçambicana e estar interessado(a) em prosseguir um doutoramento em História, Antropologia, Política ou Filosofia na Universidade Queen’s, em Belfast”.

As candidaturas abrem no dia 21 de maio de 2024 e encerram em 21 de Junho de 2024, podendo obter-se mais informação em https://www.qub.ac.uk/courses/postgraduate-research/phd-opportunities/kenmare-scholarship.html

A Kenmare está comprometida em proporcionar oportunidades para os moçambicanos, e o desenvolvimento educacional é um dos quatro pilares da KMAD (Kenmare Moma Associação de Desenvolvimento). A KMAD é uma organização sem fins lucrativos constituída pela Kenmare em 2004 para implementar e impulsionar iniciativas de desenvolvimento nas comunidades anfitriãs da Mina de Moma. Desde a sua criação, a KMAD já apoiou mais de 300 bolsas de estudo de ensino secundário e universitário, e o patrocínio do doutoramento na Universidade Queen’s, em Belfast, é uma extensão do compromisso da Kenmare em proporcionar oportunidades educacionais para moçambicanos.

A este propósito, Michael Carvill, Diretor-Executivo da Kenmare, comentou que “a Kenmare tem a honra de apoiar esta excelente iniciativa liderada pelo Dr. Eric Morier-Genoud; este apoio baseia-se no nosso programa educacional contínuo em Moçambique, através do qual construímos mais de 90 salas de aula, uma escola técnica e estamos a patrocinar bolsas de estudo de licenciatura para as universidades locais. Como ex-aluno da Queen’s, estou particularmente orgulhoso de ter desempenhado um pequeno papel na criação deste esquema para os estudantes moçambicanos”.

Dr. Eric Morier-Genoud, Professor-Associado de História Africana e de Internacionalização na Faculdade de História, Antropologia, Política e Filosofia (HAPF) e o principal académico responsável pela bolsa, disse, também, que “é um imenso prazer ver a Kenmare e a Universidade Queen’s unirem-se para apoiar a formação de académicos em África. Esta bolsa contribuirá significativamente para fortalecer o grupo de professores universitários altamente qualificados em ciências humanas nas universidades em Moçambique”.

A Kenmare Resources plc é um dos maiores produtores mundiais de produtos de areias minerais. A Kenmare opera a Mina de Minerais de Titânio de Moma na Província de Nampula, Moçambique, que está em produção há 17 anos. A produção de Moma representa aproximadamente 7% das exportações de Moçambique, e a empresa fornece a clientes em mais de 15 países. A Kenmare emprega mais de 1.700 colaboradores permanentes em Moma, dos quais 97% são moçambicanos. Os produtos de Moma são consumidos, em última instância, em itens de qualidade de vida quotidiana, como tintas, plásticos e azulejos. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula satisfeito com o desempenho da Migração

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Namialo: População pede flexibilidade nas obras de reposição da circulação na N1

Nampula (IKWELI) – Os utentes, sobretudo comerciantes, da Estrada...

Com roubos e assassinatos: Malfeitores continuam a assombrar mototaxistas em Nampula

Nampula (IKWELI) – Na província de Nampula, no norte...

Mulheres da região norte criam mecanismos para a sua inclusão na promoção da paz

Nampula (IKWELI) – Para participação efectiva da mulher no...

Rio Molócuè “invade” cemitério

Alto Molócuè (IKWELI) – A erosão causada pelas águas...

Topics

Governador de Nampula satisfeito com o desempenho da Migração

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Namialo: População pede flexibilidade nas obras de reposição da circulação na N1

Nampula (IKWELI) – Os utentes, sobretudo comerciantes, da Estrada...

Mulheres da região norte criam mecanismos para a sua inclusão na promoção da paz

Nampula (IKWELI) – Para participação efectiva da mulher no...

Rio Molócuè “invade” cemitério

Alto Molócuè (IKWELI) – A erosão causada pelas águas...

Apesar dos estragos do JUDE: Tunzine incentiva continuidade das aulas

Nampula (IKWELI) – O director provincial da Educação em...

PRM em Nampula desmantela “boca de fumo” no bairro de Carrupeia

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img