Nampula (IKWELI) – O distrito de Memba, a norte da província de Nampula, poderá ser afectado pela tempestade tropical moderada Hidaya, que se prevê atingir a costa moçambicana amanha, dia 3 de maio.
Um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) indica que, tal como Memba, os distritos de Mecúfi, Metuge, Quissanga, Meluco, Mueda, Ancuabe, Chiúre e a cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, poderão ser atingidos por chuva entre 30 a 50 milímetros em 24h, acompanhada de trovoada e vento forte com rajada até 70km/h.
E os distritos de Macomia, Mocímboa da Praia, Palma, Nangade, Muidumbe e a Ilha do Ibo poderão ser atingidos por chuva acima de 50 milímetros em 24h, com trovoadas, vento forte com rajadas até 70km/h.
Segundo o INAM, “Hidaya tem potencial para evoluir a Tempestade Tropical Severa, amanhã dia 03 de Maio do ano corrente”, e “segundo projecções actuais, esse sistema meteorológico desloca-se em direcção à costa da República Unida da Tanzânia”.
Entretanto, o INAM alerta que “alguns distritos costeiros de Cabo Delgado e Nampula poderão registar chuva fraca a moderada associada a Hidaya a partir de hoje”. (Redação)