No primeiro derby da cidade de Nampula: Sporting de Nampula mostrou resistência, mas perdeu no fim para os axinenes

0
354

Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Nampula venceu na última quarta-feira (27) a equipa do Sporting de Nampula por 2-0, em jogo de acerto da primeira jornada do campeonato provincial de Nampula em futebol (torneio de abertura), na sua série A.

Com a vitória, os chamados axinenes de Nampula sagraram-se, assim, vencedores da série A, com 9 pontos, um agrupamento em que, para além do Sporting de Nampula, faziam parte o Futebol Clube São Simão e Appel Mondial Futebol Clube.

A partida da última quarta-feira iniciou melhor para a equipa do Ferroviário de Nampula que logo nos primeiros minutos os seus atacantes procuraram chegar ao golo, mas sem sucesso, mercê da atenção do guarda-redes Adamugy da turma leonina.

A título de exemplo, no quinto minuto da partida numa jogada rápida dos axinenes a bola chegou ao internacional moçambicano Telinho, este que rematou enquadrado a baliza, mas Adamugy evitou o golo madrugador do adversário.

No décimo primeiro minuto, também o Ferroviário de Nampula teve oportunidade de espalhar alegria nos seus simpatizantes, pois num trabalho coordenado que partiu do meio campo, Soares recebeu a bola mesmo na entrada da grande área contraria, onde bateu o esférico directamente para o poste direito da baliza do Sporting. Minutos depois, os axinenes voltaram a dar trabalho ao guarda-redes Adamugy, num remate de Telinho.

No meio de tantas investidas do adversário, os jogadores do Sporting de Nampula encontraram-se dentro das quatro linhas, destacando-se aos 17 minutos em que na esquerda do ataque, Jurdêncio penetrou com perigosidade na área simétrica, mas por não ter um acompanhamento atempado dos companheiros, o seu remate não foi aproveitado tendo a bola passado a poucos metros da baliza.

Seguidamente, apareceram os jogadores Nizar e Zinho, ambos jogadores do Sporting de Nampula a protagonizar excelente jogada no meio campo do Ferroviário de Nampula, mas no momento de golo houve pronta intervenção dos defensores dos axinenes.

Os golos que ditaram a vitória do Ferroviário de Nampula foram concretizados aos 78 e 84 minutos, apontados por Belito e Mussito, respectivamente, ambos jogadores que saltaram do banco dos suplentes.  Mesmo no final da partida, Betão teve tudo para dar o golo de honra ao Sporting de Nampula, mas o guarda-redes Aníbal negou-lhe a oportunidade, através de uma espectacular defesa.

“A nossa equipa acabou entrando bem ao jogo, é aquilo que tínhamos pedido aos nossos jogadores, que primeiro tínhamos que ter o controlo do jogo porque já havíamos avisado que o jogo contra o Sporting nunca é fácil, são jogos sempre difíceis. A nossa equipa conseguiu segurar o jogo logo no início, pecou pelas oportunidades que criamos e não conseguimos finalizar”, analisou Manuel Amarchande (Payó), técnico adjunto do Ferroviário de Nampula.

Já o treinador do Sporting de Nampula, Sebastião Sitói, entende que a sua equipa esteve a altura da partida, mas que pesou a experiência do Ferroviário de Nampula que conquistou os três pontos.

“Parabenizar a equipa do Ferroviário de Nampula pela vitória, parabenizar a nossa rapaziada por aquilo que nós fizemos no jogo de hoje. Tivemos uma primeira parte espectacular onde corremos e jogamos sempre que tivéssemos a bola, nos organizamos melhor no processo defensivo quando não tivemos bola. Na segunda parte tivemos dois momentos em que nos desconcentramos e o adversário marcou golos. Devíamos ter feito mais, não é a culpa do adversário. Vamos trabalhar ainda mais para podermos melhorar esses aspectos que marcam diferença, e hoje marcaram diferença”, disse Sebastião Sitói.

“A equipa caiu ligeiramente nos últimos 25 minutos da segunda parte, em resultado do trabalho que está sendo feito, porque como equipa estamos há três semanas a trabalhar e o Ferroviário já está há bom tempo a trabalhar, está num bom ritmo, apesar de estar num outro campeonato, mas nós demonstramos ser um conjunto que está a vir, que está formado para poder disputar o campeonato provincial, e vamos fazer coisas maravilhosas neste campeonato”, acredita o timoneiro dos antigos Namutequeliuas.

Apesar da derrota, tal como o Ikweli avançou nas edições anteriores, o Sporting de Nampula apura-se às meias-finais da competição, e no próximo domingo cruza-se com o Ferroviário de Nacala, em Nacala.

“Esperamos fazer o melhor jogo possível, procurar passarmos a eliminatória e estarmos na final, porque nós queremos que nesta fase do torneio de abertura é ter mais jogos, e mais jogos com adversários supercompetentes, com outro ritmo, que é com o Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala, Desportivo de Nacala. Quanto mais jogos tivermos nesta fase do torneio de abertura, melhor será. Temos um jogo nas meias-finais, vamos preparar para fazer um bom jogo e procurar levar de vencida o nosso adversário, para ver se podemos ter mais um jogo na final”, precisou o treinador do Sporting de Nampula que prepara-se para o seu possível regresso ao Moçambola 2025.

O Ferroviário de Nampula, por seu turno, recebe no Estádio 25 de Junho o Futebol Clube de Memba, mas numa data a ser anunciada, porque neste fim-de-semana, a equipa participa num torneio na cidade de Lichinga, província do Niassa. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui