Maputo (IKWELI) – A Coca-Cola Sabco Moçambique (CCSM) uma subsidiária da Coca-Cola Beverages Africa (CCBA) e o Ministério do Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo, IP (INATUR, IP) acabam de estabelecer uma parceria para implementar o “Projecto de Valorização e Empoderamento de Mulheres e Jovens: Qualificação de Bartenders – 2024”. O memorando de entendimento assinado pelas duas entidades, na Sexta-feira, 22 de Março, em Maputo, visa a implementação de actividades conjuntas no domínio da formação e desenvolvimento de competências para mulheres e jovens profissionais de restauração e bebidas no país.
À luz do acordo, as partes comprometem-se a realizar actividades de formação para beneficiários moçambicanos, visando a evolução social e económica das comunidades locais. Entre as actividades a serem desenvolvidas estão capacitações de profissionais de bar, workshops sobre demonstrações práticas e técnicas sobre bebidas, concursos escolares na área de mesa e bar, bolsas de estágio e palestras de consciencialização sobre bartending.
O Director Geral do INATUR, IP, Richard Baulane, destacou “o papel crucial da formação profissional na valorização do capital humano e no desenvolvimento económico de Moçambique”. “As capacitações têm o poder de impulsionar o crescimento do capital humano, resultando em oportunidades que possibilitam o crescimento económico do país”, disse o mesmo responsável.
Neyde Pires, Diretora de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade na CCSM, reiterou, por seu turno, o compromisso da empresa em contribuir para o crescimento das comunidades em Moçambique. “Compreendemos que o nosso negócio prospera quando as comunidades que servimos prosperam. É por isso que, a inclusão económica de mulheres e jovens é um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade”. “O nosso objectivo como empresa, é criar mais oportunidades partilhadas com as comunidades que servimos, em toda a nossa cadeia de valor. Através de parcerias como esta, procuramos construir um futuro melhor partilhado, de modo a fazer crescer e sustentar as pequenas empresas e melhorar os meios de subsistência, resultando num aumento do valor económico através da capacitação e desenvolvimento de competências das comunidades, mulheres e jovens”, disse Neyde Pires.
O Memorando de Entendimento entre a Coca-Cola Sabco Moçambique (CCSM) e o Instituto Nacional do Turismo, IP (INATUR, IP) representa um passo significativo em direcção à capacitação e profissionalização do sector de restauração e bebidas em Moçambique, promovendo assim a excelência e o desenvolvimento socioeconómico do país. (Redação)