Nampula (IKWELI) – O jovem técnico moçambicano, Sebastião Sitói já trabalha no Sporting de Nampula desde semana finda, e reafirma os objectivos da direcção do clube que passam, necessariamente, em qualificar a equipa para o campeonato nacional da primeira divisão, o Moçambola do próximo ano.
Em termos competitivos, Sebastião Sitói estreou-se com pé direito no comando técnico do Sporting de Nampula, pois venceu o jogo diante do Futebol Clube São Simão, por 5-0. O jogo foi disputado no último domingo no Estádio 25 de Junho, inserido na segunda jornada do torneio de abertura provincial da época de Nampula.
Recorde-se que, durante a época passada, Sebastião Sitói esteve a orientar o Desportivo de Pemba, com o qual foi vice-campeão no campeonato provincial de Cabo Delgado, e finalista vencido da poule regional norte de apuramento ao Moçambola deste ano, ganha pelo Desportivo de Nacala.
No Sporting de Nampula, o técnico disse que pretende qualificar a equipa para o Moçambola. Com isso, frisou a necessidade de maior envolvimento de todos integrantes do clube para a concretização do objectivo que falha desde 2019.
“O objectivo passa em levar esta equipa para o Moçambola. O Sporting de Nampula é uma equipa grande. Quem treina o Sporting de Nampula não tem outro objectivo para além de ganhar a competição onde estiver inserida. Estamos no campeonato provincial, com aquilo que temos, o Sporting não é equipa que entra no campeonato para outra coisa, entra no campeonato a procura de conquistar a prova e lutar para ganhar a poule e qualificar esta equipa para o Moçambola. Agora, nós temos que trabalhar dentro das nossas capacidades, com aquilo que temos para atingir esse objectivo, que é qualificar esta equipa para o Moçambola”, disse Sebastião Sitói, novo timoneiro do Sporting de Nampula.
Em relação ao jogo do último fim-de-semana, Sebastião Sitói disse ter ficado satisfeito com as indicações da equipa, mas que muito trabalho deve ser feito no seio da colectividade para ganhar a necessária consistência.
“Não vamos dizer que estamos bem porque ganhamos o jogo. Estamos a construir uma equipa capaz de ir atrás daqueles que são os nossos objectivos. Feliz por estar a começar com uma vitória, feliz por ter começado com um bom jogo. Apanhamos um adversário que vinha motivado porque ganhou na primeira jornada e nós não tínhamos realizado o jogo da primeira jornada, mas a nossa entrega deu-nos este resultado. É certo que não estamos a 100%, nem 50%, daquilo que nós queremos na equipa, ainda não fizemos, estamos a preparar a nossa época, mas por aquilo que a equipa colocou em campo os jogadores deram boa indicação daquilo que é o trabalho que fizemos nas cinco sessões de treino”, referiu o treinador.
“É muito cedo para dizermos se estamos bem ou não. Estamos a construir, mas no futebol é muito bom construir a ganhar, no futebol valemos quando temos bons resultados e bom resultado no futebol é vitória. Fizemos um bom treino, um bom jogo, embora terem ficado muitos golos por marcar, muitos lances que podíamos ter feito melhor, mas demos boa indicação, agora cabe a nós trabalharmos aquilo que fizemos, não dormirmos na sombra daquilo que fizemos hoje, porque este resultado não diz nada daquilo que pretendemos para esta época, mas sim dá uma indicação daquilo que nós queremos fazer nesta época, e espero que seja um desafio enorme para todos nós que fizemos parte do Sporting”, reiterou o sucessor de Sérgio Faife, no comando técnico dos leões de Nampula.
Osvaldo Damas, treinador do Futebol Clube São Simão, lamentou a derrota do seu conjunto, mas prometeu corrigir os erros cometidos nos próximos desafios.
“De verdade o jogo foi muito difícil para nós, mas não é o que nós esperávamos. Preparamos o jogo com aquela intenção de que iríamos jogar diante de um adversário com uma experiência extraordinária. Mas nós não fixamos isso na cabeça, deixamos de fora e viemos preparar o jogo de uma forma dinâmica e harmoniosa, mas num jogo espera-se esse tipo de resultado, mas não é motivo de nos rebaixarmos, vamos erguer a cabeça e tentar trabalhar para nos próximos jogos podermos fazer mais”, disse Damas.
Outros resultados da jornada: Ferroviário de Nampula 10-0 Appel Mondial, Académica de Nacala-a-velha 0-12 Ferroviário de Nacala, FC Memba 2-1 FC Eráti, Benfica de Memba 4-0 Sporting de Memba. (Constantino Henriques)