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Topuito gradua mais de 50 técnicos profissionais pela primeira vez

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Topuito (IKWELI) – O Instituto Politécnico de Topuito, no distrito de Larde, a sul da província de Nampula, graduou nesta quarta-feira (27) 53 técnicos profissionais dos ramos de mecânica industrial, electricidade industrial e construção civil.

Igualmente, outros 60 jovens que frequentaram cursos de curta duração foram graduados.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, que disse, na ocasião, esperar a entrega dos graduados na solução dos problemas da comunidade, de acordo com a área de formação de cada um deles.

O governante referiu que, mais do que qualificações técnico-profissionais, os graduados devem fazer valer a componente humana, contribuindo na humanização dos serviços que possam prestar.

Atija Ossufo é a graduada que exteriorizou, em mensagem, a satisfação daquele grupo de recém-formados, assegurando que estão disponíveis, com o seu saber, para contribuir no desenvolvimento de Topuito e não só.

“Este em um dia especial para todos nós”, referiu Atija, justificando que é “pela alegria desta etapa concluída com êxito. Iniciamos o curso, uns por sonho pessoal, outros nem tanto, uns gostaram desde o início, outros se apaixonaram pelo caminho e hoje temos a noção de que uma parte do nosso legado começou a ser constituído e colocamos grau neste edifício, sendo melhores do que eramos no princípio da nossa jornada”.

Atija Ossufo, graduada

Por seu turno, a Secretária Permanente do distrito de Larde, Haia Paquili, disse que a maior satisfação é que o maior número de graduados é constituído por mulheres. “A nossa satisfação é de que das 23 mulheres, hoje a graduarem, estão a participar num estágio profissional ao nível da empresa Kenmare e 7 homens também continuam nesse processo de estágio”, disse a governante, reconhecendo que “o envolvimento do sector produtivo na formação profissional prevê a contribuição na concepção e implementação de programas de ensino, uma vez que é o principal beneficiário do produto final, que é o graduado”, por isso “essa é a razão de as empresas criarem facilidades para a realização de estágios profissionais no sentido de aferir o nível de preparação dos futuros colaboradores”.

Haia Paquili, SP de Larde

Para a Kenmare, segundo disse Berta Borges Ganhe, coordenadora da Kenmare Moma Associação de Desenvolvimento (KMAD), esta graduação é razão de orgulho para a instituição, pois “celebramos não apenas a conclusão de um ciclo académico, mas também testemunhamos o retorno do nosso investimento de mais de 2.5 milhões de dólares, constituídos por 8 salas de aula, 1 oficina de serralharia mecânica, 1 oficina de construção civil, 1 oficina de electricidade, 4 casas geminadas para os funcionários do instituto, 1 bloco administrativo, 1 biblioteca, 1 sala de informática e 1 sistema de abastecimento de água independente”.

Esta fonte disse ainda que “actualmente, está em fase de construção 1 internato masculino, 2 casas geminadas para os funcionários e 1 campo polivalente, cujo nosso empreiteiro se mostra confiante em entregar até o primeiro trimestre de 2024”.

Ganhe anotou ainda que no objectivo de contribuir para o desenvolvimento do capital humano, “a KMAD tem se dedicado em contribuir para o desenvolvimento social sustentável, tendo investido até à data pouco mais de 19 milhões de dólares no sector da educação, saúde e saneamento na localidade de Topuito”, reconhecendo que “o programa de formação vocacional e técnica, o qual está a ser implementado através do pilar de desenvolvimento da educação, tem sido um dos programas mais bem-sucedidos que temos estado a implementar nas nossas comunidades”.

Berta Borges Ganhe, Coordenadora da KMAD

“Acreditamos, firmemente, que o acesso à educação de qualidade é a chave para o progresso de uma nação”, sublinhou Berta Borges Ganhe, concluindo que “com a graduação de 53 formados no nível médio, das quais 23 são bolseiras da Kenmare e 60 dos cursos de curta duração, sentimo-nos orgulhosos por ter contribuído para que 113 jovens de ambos os sexos fossem capacitados para poderem aceder ao exigente mercado de emprego ou para que possam empreender ou quiçá também empregar outros jovens”. (Redação)