- Numa primeira escalada, os terroristas mataram 3 pessoas em Macomia, e mais tarde foram a Muidumbe, onde mataram, pelo menos, 5 pessoas.
Pemba (IKWELI) – Na sexta-feira (10) os terroristas atacaram no distrito de Macomia, a aldeia Novo Cabo Delgado, onde mataram pelo menos três (3) pessoas, mas no domingo (12), o terror dos homens escalou um acampamento de pescadores, nas imediações do lago Inguri, perto de Miangaleua, distrito de Muidumbe, onde tiraram a vida cinco de (5) pessoas.
Informações de testemunhas contactadas pelo Ikweli, indicam que os terroristas escalaram um acampamento conhecido por Xitaxi, na tarde de domingo, quando os pescadores acabavam de regressar da faina. O lago Inguri tem muitos acampamentos de pescadores nos arredores.
“Isso aconteceu no acampamento de Xitaxi, não na aldeia Miangaleua, é onde aconteceu. Eles viviam lá no acampamento, eu conhecia muito bem uma das vítimas, ele é natural daqui em Chai, este é o resultado do ataque”, disse uma testemunha, que se refugiou na vila de Macomia.
Apesar disso, a população da aldeia Miangaleua, que fica menos de 20 quilómetros do local do incidente, nãoa abandonou aldeia e a circulação de pessoas e bens ao longo da estrada EN380 está acontecendo normalmente.
Segundo as testemunhas, os ataques na aldeia Novo Cabo Delgado e no acampamento de Xitaxi, obrigou a deslocação de famílias das zonas baixa para outras seguras, neste caso escolhem as vila de Muidumbe, Mueda e Macomia.
O mais recente relatório do Projeto de Monitoria da Violência Armada, Cabo Ligado, da ACLED, aponta os distritos de Macomia, Muidumbe, Quissanga, Mocimboa da Praia e Meluco como sendo os que nos últimos meses registam movimentação de grupos terroristas. (Redação)