Nampula: Vahanle e os “seus” amotinam-se na CDE para exigir a reposição da verdade eleitoral

0
556

Nampula (IKWELI) – O partido Renamo no município da cidade de Nampula continua com a marcha pacífica, como forma de repudiar os resultados divulgados pela Comissão Distrital de Eleições (CDE) naquela parcela moçambicana, os quais dão vitória a Frelimo com 51%, e uma derrota com 41% da perdiz.

Para a Renamo, os resultados da CDE não espelham a verdade constante nas actas e editais distribuídos aos delegados de candidatura, após o apuramento nas mesas de votação, onde se autoproclama como sendo justo vencedor do escrutínio do passado dia 11 de Outubro do ano em curso, o que abriria a possibilidade de cumprir o segundo mandato consecutivo na condução dos destinos da capital dos nampulenses.

Por essa razão, nesta quarta-feira (25), no prosseguimento da marcha, a Renamo amotinou-se defronte das instalações da Comissão Distrital de Eleições de Nampula para exigir a reposição da almejada verdade eleitoral.

“Primeiro as eleições nesta cidade, vimos polícias, vimos membros das mesas, especialmente os presidentes a fazerem enchimento de votos. Também vimos pessoas trazidas dos distritos, a título de exemplo, Meconta, Mogovolas, Rapale, Murrupula, vieram votar aqui a favor da Freli… porque em Nampula nós somos a maioria, vencemos”, começou por dizer Paulo Vahanle, cabeça-de-lista da Renamo e actual autarca da cidade de Nampula.

Paulo Vahanle mandando “recados” para Ossufo Ossufo, Presidente da CDE de Nampula

“Mas porque é que nós estamos seguros de que ganhamos as eleições nesta cidade? Não sei onde o Presidente da Comissão Distrital de Eleições encontrou aqueles números. A lei eleitoral diz que no fim de apuramento na mesa, o presidente da mesa deve dar edital e acta aos delegados de candidatura, e nós Renamo estivemos presentes em todas as mesas, e nessas mesas nós temos actas e editais, se quiser, senhor presidente, vem ter com a Renamo. Na contagem paralela que fizemos nós estamos em vantagem muito elevada”, entende Paulo Vahanle.

“Também, sabemos que nesse dia não houve apuramento preliminar distrital. Nesta casa não se fez o apuramento e, de forma surpreendente, o presidente sozinho lá para uma hora de madrugada achou que tinha que ler o mapa de apuramento distrital. Estava ele sozinho. Então, ele dá vitória a Frelimo, mas onde está essa vitória da Frelimo na cidade de Nampula?”, questionou, para depois exigir que “ele nos explique, ele deve reunir connosco e exibirmos as actas e editais que temos, a Frelimo também trazer actas e editais para confrontarmos os resultados, os que ele não vai provar a vitória da Frelimo nesta cidade”.

“Senhor Presidente, recorda que você vive ali no Jamila e não conseguia entrar na sua casa de bicicleta? Sabe que é a Renamo que fez aquela estrada? Agora, porque recebeu 500 mil meticais quer estragar a nossa cidade de Nampula?”, gozou Vahanle ao timoneiro da Comissão Distrital de Eleições de Nampula.

Na ocasião, a Renamo, inclusive, ameaçou entrar no interior do edifício onde funciona a Comissão Distrital de Eleições, uma medida que adiou, tendo prometido cumprir assim que a CNE avançar com os resultados que desfavorece aquela formação política na autarquia de Nampula, nesta quinta – feira (26). (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui