Mutoropa quer imortalizar Zena Bacar com uma estátua

0
479

Nampula (IKWELI) – A cabeça-de-lista do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Filomena Mutoropa, pretende construir uma estátua em homenagem a falecida cantora Zena Bacar, uma figura emblemática da música de Nampula e de Moçambique, caso seja eleita presidente do município da cidade de Nampula nas eleições do próximo dia 11.

Para a cabeça-de-lista do PAHUMO, construir uma estátua para Zena Bacar é o reconhecimento do grande contributo pois em vida, a malograda notabilizou-se e elevou a cultura nacional. Por outro lado, pretende, o seu sonho, despertar a mulher moçambicana, em particular de Nampula, o espírito de auto-estima, bem como a preservação da cultura local.

“A cultura de Nampula já não existe. Se vocês visitarem o Museu Nacional de Etnologia, não vão encontrar a cultura macua, vai sim a dos nossos irmãos makondes, ou nossos irmãos tanzanianos, mas Nampula como Nampula, onde nasce o mussiro não tem o seu lugar de mussiro, então fomos ver que a cultura de Nampula não está a ir bem”, começou por dizer Filomena Mutoropa.

“Vamos construir uma estátua de uma artista muito conhecida a nível internacional e aqui na cidade de Nampula era filha, mãe e irmã daqui. Essa foi a primeira artista a nível do nosso país. Até posso dizer as melhores vozes dos artistas cantores provem dessa nossa artista mãe, mas essa mãe morreu e não há nada. Então, nós como PAHUMO, quando ganharmos vamos construir essa estátua na rotunda do antigo controlo, quem vai para o centro de saúde de Muhala. Vocês querem conhecer quem é essa artista? É artista muito conhecida e esquecida, é Zena Bacar. Nós conhecemos a Zena Bacar, foi uma artista muito querida na nossa província, é ela que descobriu as artes musicais, mas ela já está esquecida. Portanto, quando nos votarem vamos construir a estátua”, prosseguiu a única mulher a concorrer na cidade de Nampula.

“Por essa razão estamos a dizer, mulher, tu não podes só ser mulher por ser mãe, tu tem que ser mulher de conquistar seu lugar e, se você for mulher para conquistar um lugar neste momento que estamos a planificar, se nos votarem faremos essa estátua e será mais um ganho para mulher, porque mulher fica só em casa, não tem programa, a vida é só limitar-se a dizer que sou mãe, tenho filhos, não, tem muito lugar aqui”, rematou a fonte. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui