Home ACTUALIDADE Nampula: Renamo flagra chefes de quarteirões na posse de cartões de eleitores

Nampula: Renamo flagra chefes de quarteirões na posse de cartões de eleitores

0
347

Nampula (IKWELI) – O mandatário do partido RENAMO em Nampula, Ossufo Ulane, apresentou no dia 05 de setembro corrente, no centro cultural de Namicopo, dois indivíduos, por sinal secretários de quarteirões do bairro Carrupeia, posto administrativo de Namicopo, alegadamente na posse de 65 cartões de recenseamento eleitoral como forma de impedir que os legítimos donos exerçam o direito de voto no dia (11) de outubro próximo.

Falando a imprensa, Ulane disse que os dois indivíduos tinham sido mandatados pelo partido FRELIMO. “Não há dúvidas que está a se esbanjar dinheiro porque prometeram ganhar as eleições no dia 11 de outubro, como tiveram problemas de desestabilizar o recenseamento e nós percebemos e os nossos membros recensearam, agora ficou a missão de ir enganando com 300,00Mt (trezentos meticais) para recolher os cartões nas pessoas não informadas, de tal forma que correspondam as expectativas que queriam fazer no recenseamento eleitoral. Para alem destes cartões que temos, naquela lista constam números de cartões que não estão aqui que significa que são tantos cartões que foram recolhidos”.

O mandatário da RENAMO disse que o caso será remetido a procuradoria. “Passo a seguir, nós vamos sentar como partido RENAMO de como isso vai ser, mas precisamos levar isso a procuradoria para saber que tem indivíduos na posse de cartões pessoais de recenseamento eleitoral porque é um acto ilícito”.

O mandatário promete devolver os cartões aos legítimos donos. “Então, nós precisamos agora fazer uma campanha para informar que deixem de entregar os cartões, porque são individuais. Estes cartões recolhidos, em troca um valor de trezentos meticais, a intenção do processo de recolha não seria devolvida aos donos com o objetivo de no dia 11 de outubro impedir o direito a voto as pessoas”.

Por outro lado, a delegada provincial do pleito do partido RENAMO, Abiba Abá, fez saber que, como partido político, tem o direto de fiscalizar actos ilícitos para que não haja roubo no processo de votação no dia 11 de outro próximo. “Quero apelar a quem é de direto, o Celso Correia, como ao senhor Vaquina, para que abandonem este espírito e vamos fazer eleições livres, justas e transparentes e esta é a democracia, porque a RENAMO está aqui na cidade a trabalhar e o povo já viu em quem deve acreditar”, sublinhou

Abiba Aba, acrescentou que a recolha de cartões esta alegadamente a decorrer em todo o país.

Os indiciados na posse de cartões de eleitores afirmam que “a ligação com os cartões eleitoral é por conta de uma associação denominada “204”, onde estão todos os membros que outrora trabalhou no conselho municipal da cidade de Nampula e expulsos sem justa causa. Então, porque estamos próximo das eleições queremos manifestar a nossa parte, embora não estarmos credenciados porque depois vamos entregar as entidades que nos mandou do nosso partido Frelimo”.

Entretanto, outro entrevistado contou que “a gente organizou estes cartões para levarmos aos nossos parceiros que é a Frelimo e este processo fizemos em um dia e nos outros dias nunca tínhamos feito este trabalho”. (Nelsa Momade)