Nampula (IKWELI) – Derrotado na última eleição intercalar realizada no município da cidade de Nampula para a eleição directa de um autarca, Carlos Saíde, que já foi vereador do malogrado Mahamudo Amurane, é o cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique, (MDM), para chamada capital do norte.
O Ikweli obteve a informação em exclusivo por via de um membro influente do Galo na delegação da cidade de Nampula, o qual avança que essa indicação está sendo contestada pelas bases.
Apuramos, igualmente, que as bases do MDM no município da cidade de Nampula estavam a favor da indicação de um clérigo que milita naquela formação partidária.
“O presidente do MDM foi encurralado pelas alas que estão a contestar a Secretária-geral do partido por ser macua”, conta-nos a fonte, a qual avança que “os membros em Nampula estão tristes com essa informação e, possivelmente, não irão apoiar essa candidatura”.
Outros membros do MDM, ao nível da delegação política provincial, também, confirmaram a indicação de Carlos Saíde para cabeça-de-lista, mas não entendem a razão disso, tal que acreditam que essa imposição seja das alas sulistas e da Beira.
Contactamos a delegação política do MDM na cidade de Nampula, via contacto telefónico. Primeiramente atendeu-nos alguém que disse ser o delegado e que se encontrava na sua casa, seguidamente disse que esta indicação estava sendo contestada, mas tratou de não prolongar a conversa, tendo-nos submetido, telefonicamente, a um outro cidadão que, também, não quis se identificar.
Ambos, aparentemente agitados, deixaram claro que Carlos Saíde não é da vontade dos membros, mas por disciplina partidária não quiseram comentar muito, tanto é que encaminharam-nos a sede do partido na Beira.
“Somos uma organização. Tudo o que fazemos dependemos da nossa liderança. Estamos numa democracia. Preferia que fizesse essa ligação para a nossa sede, lá na cidade da Beira”, concluíram, desligando o telefone. (Redação)